Crie um pôster notável com elementos decorativos que elevam o impacto visual do seu projeto. Combine ilustrações elegantes, tipografia bem trabalhada e detalhes ornamentais para transmitir profissionalismo e criatividade. Ideal para campanhas promocionais, eventos culturais ou portfólios, esse tipo de pôster mostra como o design gráfico pode transformar informação em arte visual atrativa e memorável.
Visualização
Recursos do tutorial
- Fonte: Public Gothic da ANTREPO
- Textura: Black and White Grunge da Bittbox ou Grunge Grab Bag: Texture Pack da Design Instruct
Usando Photoshop e Illustrator juntos
Afinal, Illustrator ou Photoshop? Enfim, eis a questão! Entretanto, há designers que criam suas ilustrações — do esboço inicial à arte digital final — inteiramente no Illustrator.
Por outro lado, existem designers que não precisam de nada além do Photoshop para criar seus trabalhos. Embora esses dois produtos da Adobe possam funcionar separadamente e gerar ótimos resultados, eles também podem colaborar e combinar seus pontos fortes.
Minha história
Entretanto, quando comecei a aprender o básico de design gráfico, a primeira ferramenta com a qual trabalhei foi o Photoshop (versão CS). Fiquei apaixonado por sua simplicidade e seu poder ao mesmo tempo.
Porém, depois de aprender os fundamentos do Photoshop em tutoriais, consegui criar belas composições sozinho. Ao mesmo tempo, dediquei meu tempo ao estudo de outros assuntos importantes, como teoria da cor e tipografia. Bem como todos os outros jovens designers, eu adorava — e ainda adoro — buscar peças inspiradoras de outros designers.
Todavia, um certo momento, percebi que nem tudo pode ser criado no Photoshop. Ou seja, havia outras ferramentas poderosas para descobrir. Eventualmente o Illustrator era uma delas.
Grandes artistas que usam Photoshop e Illustrator juntos
Dê uma olhada nas obras de:
Surpreendentemente suas maravilhosas decorações de design são criadas usando o Illustrator. Eu queria criar algo semelhante sozinho, então o Illustrator era uma ferramenta para aprender.
A diferença entre Photoshop e Illustrator
Pois como orientação, devemos reconhecer que existem diferenças fundamentais entre esses dois aplicativos. O Photoshop funciona melhor como uma ferramenta de manipulação de imagens raster, enquanto o objetivo principal do Illustrator é criar objetos baseados em vetores.
Embora os dois aplicativos possam compartilhar muitos recursos, cabe ao designer escolher a ferramenta que melhor se adapta às necessidades do projeto. Então, minha única sugestão aos jovens designers: explorem ambas as ferramentas e não se limitem a apenas uma. Embora a criatividade seja o ponto de partida para se tornar um bom designer gráfico, a capacidade de combinar diferentes ferramentas para diferentes propósitos só pode ampliar seus horizontes criativos. A exploração de estilos e o estudo de diferentes ferramentas são a chave para o crescimento como designer gráfico.
Inspiração
Só para ilustrar, aqui estão alguns trabalhos que inspiraram meu tutorial.
Por exemplo, você notará que todas essas imagens maravilhosas são caracterizadas pelo uso de elementos vetoriais abstratos. Embora seja simples criar formas abstratas no Illustrator, é mais difícil mesclá-las em uma composição harmoniosa. Bem como no tutorial, Crie um pôster notável com elementos decorativos, também explicarei como criar outras decorações, como meios-tons, estrelas 3D, bolhas e fitas.
Ademais, aqui estão os links para as obras originais apresentadas na captura de tela abaixo:
- Ray Bans da I Love Dust
- Nike’s annual book por Stefan Lucut
- The New World Order Jeroen van Eerden
- Isso me faz pensar por DeftBeat
Vamos começar, certo?
Etapa 1: crie o documento do Photoshop e faça o plano de fundo
Primeiramente, crie um novo documento A4 no Photoshop.
Então clique com o botão direito do mouse na camada de fundo e selecione Opções de mesclagem no menu contextual que aparece. Em seguida adicione uma sobreposição de gradiente radial que vai do branco (#ffffff) ao cinza (#b2b2b2).
Etapa 2: Crie nuvens no Illustrator e importe para o Photoshop
Portanto, crie um novo documento A4 no Illustrator. Porque aqui, criaremos os principais elementos decorativos da nossa composição.
Use a Ferramenta Elipse (L) e crie alguns círculos.
A cor de preenchimento não é importante, mas o Traçado deve ser definido como Nenhum. Em seguida posicione os círculos próximos uns dos outros.
Copie (Ctrl/Cmd + C) e cole (Ctrl/Cmd + V) os círculos no Photoshop.
De acordo com a janela de diálogo exibida, selecione Objetos Inteligentes. Ao passo que usar objetos inteligentes como opção de colagem permite que todos os elementos que importaremos do Illustrator para o Photoshop sejam escaláveis sem perda de qualidade da imagem. Logo após posicione os círculos na parte inferior da tela.
Portanto, clique com o botão direito do mouse nas camadas dos círculos no Painel de Camadas e reduza a Opacidade de Preenchimento para 0%. Em seguida, adicione uma Sobreposição de Cor branca.
Neste ponto, queremos mesclar os círculos com o fundo para que pareçam nuvens grandes e divertidas.
Adicione uma máscara de camada pressionando o ícone Adicionar máscara de camada na parte inferior do Painel de Camadas e, em seguida, pinte a parte inferior da forma circular. Portanto, para isso, defina a cor de primeiro plano como preto (#000000) e use a Ferramenta Pincel (B) com um pincel grande e macio com Dureza em 0%.
Pois, usando o mesmo método, você pode adicionar outras formas de nuvens à parte inferior da composição.
Etapa 3: Crie elementos de efeitos de meio-tom de forma rápida e fácil
Então, já pensou em criar seu próprio conjunto de efeitos de meio-tom ? Decerto, temos boas notícias: abordaremos isso neste tutorial. De fato, Meio-tons podem ser facilmente criados no Illustrator.
Comece desenhando três ou mais círculos tangentes.
9-Comece desenhando três ou mais círculos tangentes.
Selecione os três círculos com a Ferramenta de Seleção (V) e mescle-os pressionando o botão Unir no Painel Pathfinder (Janelas > Pathfinder).
Aplique o efeito de desfoque gaussiano (Efeito > Desfoque > Desfoque gaussiano) com um raio de aproximadamente 70 a 100 pixels (ajuste conforme o tamanho de suas formas).
Logo após aplicar o desfoque gaussiano, rasterize os círculos acessando Objeto > Rasterizar.
Crie o efeito de meio-tom
Nesse ponto, crie o efeito de meio-tom acessando Efeito > Pixelizar > Meio-tom da cor. Insira um valor para o Máx.
Raio de acordo com o tamanho desejado para os círculos de meio-tom. Enfim, experimente esta opção até obter o efeito desejado.
O objeto de meio-tom que acabamos de criar agora precisa ser convertido em um vetor, então vá em Objeto > Traçado Da Imagem > Criar e em seguida clique em OK para converter automaticamente o objeto em um vetor.
Posto que, como queremos selecionar apenas a parte dos efeitos de meio-tom do vetor, precisamos expandir o resultado do Traçado Da Imagem. Vá em Objeto > Expandir Aparência e, em seguida, em Traçado Da Imagem > Expandir.
Posteriormente, use a ferramenta Varinha Mágica (Y) e selecione automaticamente a área branca. Então após selecionar as áreas brancas, pressione Delete para removê-las.
Copie (Ctrl/Cmd + C) e cole (Ctrl/Cmd + P) o objeto de efeitos de meio-tom como um Objeto Inteligente no Photoshop.
Clique com o botão direito do mouse no objeto inteligente e escolha Opções de Mesclagem no menu contextual que aparece. Defina a Sobreposição de Cor como branco (#ffffff). Em seguida, reduza a Opacidade da camada para cerca de 40%.
Gire o objeto inteligente de efeito de meio-tom usando a Transformação Livre (Ctrl/Cmd + T) e posicione-o na borda da tela (ou onde você quiser na sua composição) usando a Ferramenta Mover (V). Crie mais elementos de efeito de meio-tom duplicando a camada (Ctrl/Cmd + J) e movendo-os em vários pontos da sua composição.
Etapa 4: adicione o assunto da composição
Aliás, precisamos de um assunto para nossa composição, do tutorial Crie um pôster notável com elementos decorativos.
Estarei usando uma imagem gerada por IA. Você pode escolher a imagem que preferir. Dica: Experimente tirar uma foto de um amigo pulando ou correndo para dar vida à nossa composição com movimento humano.
Pode ser divertido e gratificante usar seu próprio tema/foto para este tutorial! Comece este passo extraindo a pessoa usando seu método favorito de isolar um tema do fundo. Posicione o tema no centro da tela.
Entretanto, caso você queira aumentar o contraste de cores do objeto, duplique sua camada (Ctrl/Cmd + J) bem em cima dele e defina o modo de mesclagem da camada duplicada como Sobreposição com a Opacidade em torno de 70%.
Etapa 5: Escolhendo a paleta de cores
Vamos colocar uma série de elementos decorativos coloridos na cena. Antes de criar esses elementos, é um bom hábito escolher uma paleta de cores.
Para esta imagem, escolhi 3 cores:
- Ciano: #51bbe1
- Magenta: #ec6ccc
- Amarelo: #f3cf40
Dica: Você pode usar o tema das suas fotos como inspiração. Use a ferramenta Conta-gotas (I) para obter valores de cor de partes interessantes do tema. As cores que escolhi foram inspiradas no tema.
Isso pode deixar sua paleta de cores harmoniosa na composição.
Etapa 6: Criando decorações geométricas
Podemos começar a adicionar algumas decorações geométricas à composição. Para esta etapa, não precisamos do Illustrator.
Crie um novo grupo de camadas, nomeie-o como “círculos coloridos” e posicione-o abaixo da camada do guitarrista. Defina a cor de primeiro plano usando uma das cores da paleta que você escolheu. Use a ferramenta Elipse (U) e crie um círculo; mantenha pressionada a tecla Shift enquanto cria a elipse se quiser um círculo perfeito.
Cores chapadas são tão sem graça! Existe um truque para integrar melhor esses círculos à composição. Como fizemos com as nuvens no Passo 2, adicione uma máscara de camada e, em seguida, mascare uma parte do círculo usando um pincel macio.
Após a máscara, altere o modo de mesclagem da camada do círculo para Superexposição Linear. Você notará a importância desse processo mais tarde, quando aplicarmos camadas aos círculos.
Crie outros círculos usando a mesma técnica que acabamos de discutir ou duplique o primeiro círculo e, em seguida, redimensione e gire as duplicatas com a Transformação Livre (Ctrl/Cmd + T).
Dica: No Illustrator e no Photoshop, você pode duplicar um objeto pressionando Alt/Option + clicando com o botão esquerdo do mouse na tela/prancheta e arrastando o mouse para fazer uma cópia.
Agora você pode adicionar outros círculos usando as cores restantes da paleta. No meu caso, usei ciano (#51bbe1) e amarelo (#f3cf40).
Tente criar boas interseções entre os elementos circulares e lembre-se de definir o modo de mesclagem de cada camada como Superexposição Linear para obter o efeito desejado.
Etapa 7: Crie elementos decorativos “borbulhantes”
Vamos voltar ao Illustrator para criar os seguintes elementos decorativos “borbulhantes”. Comece criando alguns círculos tangentes e mescle-os usando o botão Unir no Painel Pathfinder.
Aplique um efeito de desfoque gaussiano (Efeito > Desfoque > Desfoque Gaussiano) à forma unida com um raio de 60 pixels.
Expanda o objeto acessando Objeto > Expandir Aparência. Agora, acesse Objeto > Traçado Da Imagem > Criar e Expandir.
Lembre-se de remover as áreas brancas selecionando-as com a Ferramenta Varinha Mágica (Y) e pressionando Delete.
Copie (Ctrl/Cmd + C) e cole (Ctrl/Cmd + V) a bolha no Photoshop. Clique com o botão direito do mouse na camada do elemento “bolha” no Painel de Camadas e selecione Opções de Mesclagem no menu contextual que aparece.
Na janela de diálogo Opções de Mesclagem, defina a Opacidade de Preenchimento na seção Mesclagem Avançada como 0% e adicione também um estilo de camada Sobreposição de Cor usando uma das cores da sua paleta como sobreposição de cor.
Assim como fizemos com os círculos, adicione uma máscara de camada e use um pincel suave para mascarar parte da bolha.
Crie diferentes formas e formatos no Illustrator e importe-os para o Photoshop. Basta usar a mesma técnica para cada bolha: altere a cor de acordo com sua paleta de cores e use máscaras de camada para mascarar algumas partes. Por fim, mantenha seu trabalho organizado agrupando todas as bolhas em um grupo de camadas.
Faça isso selecionando-as no Painel Camadas e pressionando Ctrl/Cmd + G.
Etapa 8: Criar elementos da faixa de opções
Vamos voltar ao Illustrator para criar fitas vetoriais. Para esta etapa, usaremos uma ferramenta poderosa do Illustrator: o comando Mesclar (Alt/Option + Ctrl/Cmd + B).
Comece criando duas curvas no Illustrator: você pode usar a Ferramenta Caneta (P) ou a Ferramenta Lápis (N) para isso. Certifique-se de interseccionar as curvas em dois ou mais pontos, pois isso permitirá que você dê mais complexidade às suas faixas.
Selecione as duas curvas e vá em Objeto > Mesclar > Criar (Alt/Option + Ctrl/Cmd + B).
Clique duas vezes na Ferramenta de Mesclagem no Painel de Ferramentas para alterar as opções de mesclagem. Em Espaçamento, alterne de Cor Suave para Etapas Especificadas e insira 15 como número de etapas. Pressione OK.
Selecione a faixa de opções, copie-a e cole-a no Photoshop como um objeto inteligente. Posicione a faixa de opções acima do grupo que contém os elementos “borbulhantes”. A única coisa a modificar na faixa de opções é a cor: aplique uma sobreposição de gradiente usando as opções de mesclagem.
Use as três cores da paleta para sua sobreposição de gradiente.
Etapa 9: Faça elementos decorativos em forma de estrela 3D
Vamos criar algumas estrelas 3D com visual retrô. Mude para a prancheta do Illustrator e use a Ferramenta Estrela para criar uma estrela.
A cor é o mesmo magenta da nossa paleta de cores (#ec6ccc).
No Illustrator, há uma ferramenta 3D para criar efeitos tridimensionais simples. Selecione o objeto estrela na prancheta e vá em Efeito > 3D > Extrusão e Chanfro.
Gire o cubo para alterar a orientação da estrela. Aumente a Profundidade de Extrusão e a Perspectiva para criar a cauda da estrela. Na seção Superfície, mova o ponto de luz para a frente da face da estrela.
Dica: Você pode criar novos pontos de luz pressionando o ícone Nova Luz. O efeito Extrusão e Chanfro é muito intuitivo de usar. Experimente outras opções para criar outras estrelas 3D por conta própria.
Copie e cole a estrela no Photoshop, assim como fizemos com nossos outros elementos decorativos. Posicione-a atrás da guitarrista.
Crie mais estrelas 3D no Illustrator e coloque-as atrás do guitarrista no Photoshop.
Em seguida, selecione todas as camadas Estrela e agrupe-as (Ctrl/Cmd + G).
Etapa 10: adicione um efeito de luz atrás do objeto
Crie uma camada entre a camada do guitarrista e o grupo de estrelas. Selecione um pincel grande, macio e branco com Dureza em 0% e clique no centro da composição, atrás do guitarrista.
Reduza a opacidade desta camada conforme necessário. Este efeito de luz aumentará o foco da composição em relação ao objeto.
Etapa 11: Crie texto 3D no Illustrator
Texto 3D pode ser criado usando o efeito Chanfro e Relevo do Illustrator.
Para começar, escreva uma palavra no Illustrator usando a Ferramenta Tipo (T). A fonte usada neste tutorial é a Public Gothic Circular (listada na seção Recursos do Tutorial acima) e o tamanho da fonte é 100 pt. Claro, sinta-se à vontade para usar sua própria fonte, mas tente escolher uma fonte sem serifa em negrito, se possível, para poder acompanhar (por exemplo, Impact, Arial ou Helvetica Bold são fontes amplamente disponíveis que você pode usar).
Selecione o texto na prancheta e vá em Tipo > Criar Contornos (Shift + Ctrl/Cmd + O) para transformar o texto em caminhos compostos.
Para tornar o texto tridimensional, vá em Efeito > 3D > Extrusão e Chanfro. Na janela de diálogo Opções de Extrusão e Chanfro, certifique-se de alternar a opção Chanfro para Alto-Redondo com Altura em 2 pt.
Dessa forma, você verá um pequeno efeito de brilho interno.
Quando estiver satisfeito com o texto 3D, copie-o e cole-o no Photoshop como um objeto inteligente. Usando o mesmo método, você pode criar outras palavras usando as outras cores da paleta que escolhemos anteriormente e importá-las para o Photoshop como objetos inteligentes.
Você pode experimentar o tamanho, o ângulo e o estilo dos seus textos 3D na janela Opções de Extrusão e Chanfro do Illustrator. No Photoshop, você pode experimentar a ordem das camadas para compor seu bloco de texto.
Etapa 12: adicione um efeito de ruído
Agora temos todos os elementos do nosso pôster no lugar, então vamos ajustar nossa composição no Photoshop.
Primeiro, é hora de texturizar a imagem. Um efeito de ruído suave e sutil funcionará bem. Baixe a terceira textura deste conjunto grunge criado pela Bittbox e abra-a no Photoshop.
Como alternativa, há muitas texturas que você pode usar e baixar gratuitamente na seção “Freebies” do Design Instruct (confira). Coloque a textura sobre todas as outras camadas e defina o modo de mesclagem como “Divisão”. Dessa forma, as áreas pretas desaparecerão, enquanto as brancas serão mantidas.
Pressione Ctrl/Cmd + M para abrir a janela de diálogo de ajuste de imagem das Curvas. Crie um ponto de ancoragem clicando uma vez na curva e arrastando-o em direção à área inferior direita. Você notará que quanto mais você move o ponto de ancoragem para o canto inferior direito, mais suave o ruído branco se torna.
O toque final na textura é o filtro Tornar Nítido. Este filtro realça os detalhes da imagem. Vá em Filtro > Tornar Nítido > Tornar Nítido para aplicar o filtro.
Em seguida, pressione Alt + Ctrl/Cmd + F para reaplicar o mesmo filtro.
Etapa 13: Adicionar camadas de ajuste
Vamos aprimorar nossa composição para obter vivacidade e cor. Como costumo fazer ao final do meu trabalho, aplicarei algumas camadas de ajuste.
O primeiro removerá a saturação da imagem. O segundo aumentará o contraste de cores e dará uma nova aparência à peça. Comece acessando Camada > Nova Camada de Ajuste > Matiz/Saturação.
Defina a Saturação como -40.
Adicione uma nova camada de ajuste, mas desta vez adicione um Mapa de Gradiente (Camada > Nova Camada de Ajuste > Mapa de Gradiente). Defina um gradiente que vai do roxo (#9e0c92) ao laranja (#ffae00). Mude o modo de mesclagem para Luz Direta e a opacidade em torno de 40%.
Opcional: Se quiser aumentar o contraste de cores do pôster, você pode aplicar uma terceira camada de ajuste: Brilho/Contraste (Camada Nova Camada de Ajuste > Brilho/Contraste).
Aumente o valor de contraste movendo o controle deslizante para a direita.
Etapa 14: aplique alguns toques finais
Podemos realçar detalhes específicos da composição com alguns pontos de iluminação. Crie um novo grupo de camadas imediatamente abaixo da textura grunge e defina o modo de mesclagem do grupo como Subexposição de Cor. Crie uma nova camada dentro do grupo, pegue um pincel branco suave (#ffffff) e clique sobre os detalhes que deseja enfatizar.
Por exemplo, criei pontos de iluminação sobre o texto e as mãos da pessoa.
Resumo do tutorial
Aqui está o final. Abordamos bastante coisa neste tutorial, Crie um pôster notável com elementos decorativos.
Criamos vários elementos decorativos no Illustrator, como formas geométricas, fitas, estrelas e textos tridimensionais. Usamos o Photoshop para compor o pôster, além de aplicar texturas e camadas de ajuste para melhorar a vivacidade e as cores do pôster. Espero que este tutorial o tenha ensinado algumas dicas novas e interessantes.
Espero também que você tenha aprendido que a combinação de duas ou mais ferramentas — como Adobe Photoshop e Adobe Illustrator — pode acelerar seu fluxo de trabalho e abrir novos horizontes de design. Nunca pare de experimentar novos estilos e ferramentas.
- Veja também: Efeito de brilho extravagante realista
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