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Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop. Quando se trata de fazer seleções no Photoshop. Existem dois tipos de pessoas – aquelas que sabem como usar a ferramenta Caneta e aquelas que têm dificuldades. A maioria das pessoas adia o aprendizado de como usar a Ferramenta Caneta pelo maior tempo possível. Enquanto outras nunca chegam a aprendê-la, acreditando que é muito confusa, muito complicada e simplesmente antinatural.

Em última análise, seu trabalho no Photoshop sofre por isso, já que eles estão presos contando com a ferramenta Laço. Para quase tudo o que não podem selecionar com as ferramentas Letreiro Retangular ou Letreiro Elíptico. Neste tutorial do Adobe Photoshop, vamos acabar com o sofrimento. Vamos aprender como é realmente fácil fazer seleções com a ferramenta Caneta.

Agora, quando digo “fácil”, não quero dizer que você vai ler este tutorial e se transformar instantaneamente em um “Pen Master”. Aprender a usar a Ferramenta Caneta é muito parecido com aprender a andar de bicicleta. Depois de aprender, parecerá completamente natural e você se perguntará como alguém poderia não saber usar algo tão simples. Mas chegar a esse ponto requer um pouco de prática e esforço. E, embora a leitura de todos os livros sobre como andar de bicicleta possa ensinar os fundamentos de como funcionam os pedais, marchas e freios. Não é até que você esteja na bicicleta lutando, para manter seu equilíbrio que o verdadeiro aprendizado começa.

Porém, uma das grandes coisas sobre a Ferramenta Caneta é que não é algo exclusivo do Photoshop. Longe disso! Praticamente todos os programas populares de edição de fotos, gráficos e layout de página usam a ferramenta Caneta de uma forma ou de outra. Portanto, depois de aprender a usá-la no Photoshop, você já terá um bom entendimento de como usá-la em muitos outros programas também!

Este tutorial é da nossa série Como fazer seleções no Photoshop.

Onde encontro a ferramenta Caneta?

Antes de começarmos a falar sobre o que é a Ferramenta Caneta ou como usá-la, devemos primeiro ver onde encontrá-la no Photoshop. Você encontrará a ferramenta Caneta na paleta Ferramentas, agrupada com as ferramentas Forma Livre, Caneta de Curvatura, Adicionar Ponto de Ancoragem, Excluir Ponto de Ancoragem e Converter Ponto de Ancoragem.

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Claro, isso pode levantar a questão de por que, se podemos fazer seleções com a Ferramenta Caneta, ela não está agrupada com as outras ferramentas de seleção (Ferramenta Letreiro Retangular, Ferramenta Letreiro Elíptico, Ferramenta Laço, etc.) no topo da paleta Ferramentas? Por que está lá embaixo com aquelas outras ferramentas que claramente não são ferramentas de seleção?

Essa é uma excelente pergunta, e por acaso existe uma resposta igualmente excelente para acompanhá-la, à qual chegaremos em um momento oportuno.

Por que é chamada de ferramenta “Caneta”?

Um dos primeiros empecilhos para aprender a usar a Ferramenta Caneta, como tantas outras coisas do Photoshop, é o seu nome. Afinal, se tem uma coisa que todo mundo que já tentou usar sabe, que não é um caneta. Pelo menos, não é o tipo de caneta em que você normalmente pensa quando ouve a palavra “caneta”. Tente escrever seu nome com ele da mesma forma que você pode assinar seu nome em um pedaço de papel com uma caneta normal. E, você provavelmente vai acabar com uma bagunça retorcida e emaranhada e coisas girando umas sobre as outras (claro, suponho que poderia muito bem ser como você assina seu nome).

Portanto, se não funciona como uma caneta de tinta tradicional, por que é chamada de Ferramenta Caneta? Na verdade, a Ferramenta Caneta recebeu vários nomes ao longo dos anos. E, com isso, não quero dizer o tipo de coisa que você pode ter chamado em momentos de frustração. Você pode ter ouvido falar dela como a Caneta Bezier ou a Ferramenta Bezier. E, isso porque foi criada por um homem chamado Pierre Bezier, um engenheiro francês e um cara inteligente que criou o matemática sofisticada que alimenta a ferramenta enquanto trabalhava para a montadora Renault (a Ferramenta Caneta foi originalmente criada para ajudar a projetar carros).

Você também deve ter ouvido a ferramenta Caneta ser chamada de ferramenta Paths (Demarcadores), e esse é realmente o nome mais apropriado para ela. A Ferramenta Caneta tem tudo a ver com desenhar “demarcadores”. Para fazer seleções com a ferramenta Caneta, simplesmente convertemos o demarcador ou demarcadores que desenhamos em seleções. Sempre começa, porém, com um demarcador.

O que é um demarcador?

Um “demarcador” é, honestamente, algo que pode parecer um pouco deslocado dentro de um programa como o Photoshop. A razão é porque o Photoshop é principalmente um programa baseado em pixel. Ele pega os milhões de minúsculos pixels quadrados que compõem uma imagem digital típica e faz coisas com eles. Os demarcadores, por outro lado, não têm absolutamente nada a ver com pixels. E é por isso que eu disse que eles podem parecer deslocados em um programa usado principalmente para editar e desenhar pixels.

Um demarcador nada mais é do que uma linha que vai de um ponto a outro. Uma linha que é completamente independente e não se importa com os pixels abaixo dela. A linha pode ser reta ou pode ser curva, mas sempre vai de um ponto a outro. E, como mencionei, não tem nada a ver com os pixels da imagem. Um demarcador é completamente separado da própria imagem.

Na verdade, um demarcador é tão separado. Que, se você tentasse imprimir sua imagem com um demarcador visível na tela, o demarcador não apareceria no papel. Além disso, se você salvou sua imagem como um arquivo JPEG e a carregou em um site. Mesmo que tenha salvado a imagem com o demarcador visível em sua tela no Photoshop, você não a verá na imagem do site. Os demarcadores são apenas para os seus olhos e para o Photoshop. Ninguém mais os verá,

Saber onde o demarcador começa e onde termina

Sempre precisamos de no mínimo dois pontos para criar um demarcador, pois precisamos saber onde o demarcador começa e onde termina. Se usarmos pontos suficientes para trazer nosso demarcador de volta ao mesmo ponto de partida. Podemos criar formas diferentes a partir de demarcadores, que é exatamente como funcionam as várias ferramentas de forma do Photoshop.

A Ferramenta Retângulo usa demarcadores, conectados por pontos, para desenhar uma forma retangular. A Ferramenta Elipse usa demarcadores, conectados por pontos, para desenhar uma forma elíptica e assim por diante. É também como a ferramenta Tipo (Type) do Photoshop funciona. Embora o Photoshop lide com o tipo um pouco diferente do que com as formas regulares. Mas todos os tipos no Photoshop são essencialmente feitos de demarcadores. Na verdade, você pode converter o texto em formas. O que oferece todas as mesmas opções de edição de demarcador com o tipo que você obtém ao trabalhar com formas.

Você também pode ter ouvido chamar demarcadores de contornos. E essa é uma descrição muito boa do que é um demarcador ou, pelo menos, do que um demarcador pode ser. Podemos desenhar um demarcador quadrado e, se não fizermos mais nada com ele, como não preenchê-lo com uma cor ou aplicar um traço a ele. Tudo o que temos é um contorno básico de um quadrado. O mesmo com um círculo ou qualquer outra forma que desenhamos. O demarcador em si é apenas o contorno da forma. Não é até que façamos algo com o demarcador. Como preenchê-lo, aplicar um traçado ou convertê-lo em uma seleção, que o demarcador realmente se torna algo mais do que um esboço básico.

Como selecionar um demarcador inteiro

Você pode selecionar um demarcador inteiro usando a ferramenta Seleção de Demarcador (também conhecida como ferramenta “seta preta”). Ou pode selecionar pontos individuais ou segmentos de demarcador usando a ferramenta Seleção Direta (a ferramenta “seta branca”). Um “segmento” de demarcador, ou “segmento de linha”, como às vezes é chamado, é qualquer demarcador entre dois pontos.

Um demarcador retangular, por exemplo, seria composto de quatro pontos (um em cada canto). E os demarcadores individuais conectando os pontos ao longo da parte superior, inferior, esquerda e direita para criar a forma do retângulo são os segmentos do demarcador. O próprio demarcador real é a combinação de todos os segmentos de demarcador individuais que compõem a forma.

Isso pode ser um pouco confuso, então vamos ver o que quero dizer. Então, abra um novo documento dentro do Photoshop. Não importa o tamanho que seja. Vou escolher o tamanho 640×480 na lista de predefinições, mas como eu disse, não importa o tamanho que você escolher. Em seguida selecione sua ferramenta Caneta na paleta Ferramentas. Você também pode selecionar a Ferramenta Caneta simplesmente pressionando a letra P no seu teclado.

Os dois modos da ferramenta Caneta

Agora, antes de continuarmos, primeiro precisamos ter certeza de que estamos trabalhando com demarcadores. E isso porque a ferramenta Caneta realmente tem dois modos diferentes nos quais se pode trabalhar e, por padrão, usa o outro. Com a Ferramenta Caneta selecionada, se olharmos para cima na Barra de opções na parte superior da tela, veremos Forma como padrão:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Eu sei que disse que há dois modos em que a ferramenta Caneta pode funcionar e ainda assim, para tornar as coisas mais confusas, há três links, mas o link à abaixo, que é o Pixels, está acinzentado e não está disponível ao trabalhar com a Ferramenta Caneta. Está disponível apenas ao trabalhar com as várias ferramentas de forma, então há realmente apenas dois Links que precisamos examinar.

O à acima é o link das camadas de Forma, também conhecido como “não o que queremos”, e é o que está selecionado por padrão. Se fôssemos trabalhar com a ferramenta Caneta com esse link selecionado, estaríamos desenhando formas, como se estivéssemos usando qualquer uma das várias ferramentas de forma, exceto que, em vez de desenhar uma forma predefinida como um retângulo ou uma elipse, poderia desenhar qualquer forma que quiséssemos. Como eu disse, porém, não é isso que queremos. Queremos o link do meio, Demarcador, então vá em frente e clique nele para selecioná-lo:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Adicionando um pequeno ponto quadrado

Com a ferramenta Pen selecionada e o Demarcador selecionado na barra de opções, clique uma vez em qualquer lugar dentro do documento. Não clique e arraste, apenas clique. Ao fazer isso, você adicionará um pequeno ponto quadrado. Ampliei aqui:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Este primeiro ponto que acabamos de adicionar é o ponto de partida do nosso caminho. Agora, no momento, não temos um caminho. Tudo o que temos é um ponto de partida. O “ponto” é tecnicamente chamado de âncora ou ponto de ancoragem, e tem esse nome porque ancora o demarcador no lugar. Este primeiro ponto irá ancorar o início do caminho para este ponto dentro do documento. À medida que adicionamos mais pontos, cada um deles ancorará o caminho naquele local.

Vamos adicionar outro ponto. Clique em algum outro lugar dentro do documento. Qualquer lugar serve. Vou clicar em algum lugar à direita do meu ponto inicial:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Uma linha reta unindo os dois pontos

Agora adicionei um segundo ponto de ancoragem e veja o que aconteceu. Agora tenho uma linha reta unindo os dois pontos! Essa linha reta é o meu demarcador. Como mencionei anteriormente, precisamos de no mínimo dois pontos para criar um demarcador, pois precisamos saber onde o demarcador começa e onde termina, e agora que temos um ponto inicial e um ponto final, o Photoshop conseguiu conectar o demarcador a dois pontos juntos, criando nosso demarcador.

Vamos adicionar mais alguns pontos apenas por diversão. Clique mais algumas vezes em diferentes pontos dentro do documento. Novamente, não clique e arraste, apenas clique:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Na imagem acima, adicionei mais sete pontos de ancoragem clicando em pontos diferentes com a ferramenta Caneta e, cada vez que adicionei um, o comprimento do meu demarcador aumentou porque um novo “segmento” de demarcador foi adicionado entre o ponto anterior e o novo ponto. Meu demarcador agora consiste em nove pontos de ancoragem e oito segmentos de demarcação. Eu poderia continuar clicando dentro do documento para adicionar mais pontos de ancoragem e segmentos de demarcador, mas o que realmente gostaria de fazer agora é fechar meu caminho para formar uma forma completa.

Fechando um caminho

Para fechar um demarcador, basta clicar novamente em nosso ponto de partida inicial. Ao passar o cursor do mouse sobre o ponto inicial, você verá um pequeno círculo aparecer no canto inferior direito do ícone da caneta:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Esse círculo nos diz que estamos prestes a fazer um “círculo completo” com nosso demarcador, terminando onde começou. Para fechá-lo, basta clicar diretamente no ponto inicial.
Podemos ver abaixo que meu demarcador se tornou um caminho fechado e agora é um esboço básico de uma forma:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Mesmo que esse caminho tenha sido desenhado apenas por diversão como um exemplo de como desenhar um caminho básico com a ferramenta Caneta, posso facilmente transformar esse caminho em uma seleção. Para isso, precisamos da paleta Paths do Photoshop, e veremos isso a seguir.

Transformando um demarcador em uma seleção

Até agora, vimos o que é um demarcador e como desenhar um demarcador básico com a ferramenta Caneta do Photoshop. Mas como você faz uma seleção do demarcador?

Fácil! Há algumas maneiras de transformar um demarcador em uma seleção, incluindo um prático atalho de teclado, mas antes de examinarmos a maneira rápida, vejamos a maneira oficial. A “maneira oficial” envolve o uso da paleta Demarcadores do Photoshop, que você encontrará agrupada com a paleta Camadas e a paleta Canais:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

À primeira vista, a paleta Demarcadores se parece muito com a paleta Camadas do Photoshop, e a Adobe fez isso propositalmente para que você se sinta mais confortável em usá-la. Podemos ver uma visualização em miniatura da forma do demarcador que acabamos de criar e, por padrão, o Photoshop nomeia como “Demarcador de Trabalho”, que é basicamente uma maneira elegante de dizer “temporário”, como se você fosse criar um demarcador diferente agora sem renomear este para outra coisa primeiro, este seria substituído pelo novo demarcador. Você só pode ter um “Demarcador de Trabalho”, então se quiser mantê-lo, você precisará clicar duas vezes em seu nome na paleta Demarcadores e nomeá-lo com outro nome antes de criar um novo demarcador.

Como meu demarcador se parece um pouco com uma coroa, clicarei duas vezes no nome “Demarcador de trabalho”, que abrirá a caixa de diálogo Salvar demarcador do Photoshop e renomearei meu demarcador como “Coroa”:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Demarcador renomeado

Clicarei em OK quando terminar e, agora, se olhar novamente na minha paleta Demarcadores, posso ver que com certeza meu “Demarcador de Trabalho” foi renomeado para “Coroa”:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Ao nomeá-lo, o demarcador agora é salvo e não desaparecerá se eu for criar um novo. Além disso, todos os demarcadores são salvos com o documento do Photoshop, então agora, se eu salvar meu documento, o demarcador será salvo com ele e na próxima vez que eu abrir o documento, o demarcador ainda estará lá na paleta Demarcadores.

Salvar um demarcador não é algo que você precise fazer para transformá-lo em uma seleção. Na maioria dos casos, ao usar a ferramenta Caneta para fazer seleções, você não precisará do demarcador depois de fazer uma seleção a partir dele, portanto, não haverá necessidade de salvá-lo. Se você quiser salvá-lo, apenas renomeie para algo diferente de “Demarcador de Trabalho” e ele será salvo.

Transformar o demarcador em uma seleção

Para transformar o demarcador em uma seleção, se olharmos na parte inferior da paleta Demarcadores, podemos ver vários ícones. Esses ícones nos permitem fazer coisas diferentes com o nosso demarcador. O primeiro ícone à esquerda é o ícone Preencher demarcador com a cor de primeiro plano e, como o próprio nome indica, clicar nele preencherá nosso demarcador com nossa cor de primeiro plano atual. Interessante, mas não é isso que queremos. O segundo ícone à esquerda é o ícone Traçar demarcador com pincel, que aplicará um traço ao nosso demarcador usando qualquer pincel que tenhamos selecionado no momento.

Esta é uma ótima maneira de criar efeitos interessantes no Photoshop, mas para o que estamos fazendo aqui, transformar um caminho em uma seleção, também não é o que queremos. O que queremos é o terceiro ícone da esquerda, o ícone Carregar demarcador como uma seleção:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Assim que clico neste ícone, meu demarcador dentro do meu documento se torna uma seleção, como se eu o tivesse criado usando qualquer uma das ferramentas de seleção mais comuns do Photoshop:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Atalho de teclado para transformar um demarcador em uma seleção

É tão fácil! Na verdade, é ainda mais fácil do que isso. Porque há um atalho de teclado para transformar um demarcador em uma seleção sem ter que mudar para a paleta Demarcadores. Quando tiver desenhado seu demarcador e estiver pronto para transformá-lo em uma seleção. Basta pressionar Ctrl+Enter (Win) / Command+Return (Mac) para que o Photoshop converta o demarcador em uma seleção.

Até agora, pode ser um pouco mais óbvio para você porque, embora a Ferramenta Caneta seja uma ferramenta de seleção. Ela não está agrupada com as outras ferramentas de seleção na parte superior da paleta Ferramentas. A razão é porque a Ferramenta Caneta é principalmente uma ferramenta de demarcação. Ela cria seleções primeiro criando demarcadores e, por esse motivo, tem mais em comum com as várias Ferramentas de Forma e a Ferramenta de Texto. Todas as quais usam demarcadores, do que com as ferramentas básicas de seleção. Como a Ferramenta Letreiro Retangular ou a Ferramenta Laço, que faz seleções baseadas apenas em pixels.

Vejamos um exemplo prático do que aprendemos até agora. Aqui temos uma foto de uma placa de pare:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Digamos que eu queira selecionar aquela placa de pare para poder copiá-la em sua própria camada. A placa de pare é composta por nada mais do que uma série de linhas retas, o que tornará isso extremamente fácil. Primeiro, preciso de um ponto de partida para o meu demarcador, então começarei no canto superior esquerdo da placa clicando uma vez para colocar um ponto de ancoragem inicial. Nesse caso, realmente não importa onde começo o demarcador, mas começarei no canto superior esquerdo:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Ampliando uma área

Observe como estou ampliado aqui quando clico. Ficará mais fácil ao fazer seleções com a ferramenta Caneta aumentando um pouco a imagem. Dessa forma, você pode ter certeza de que está mantendo seu demarcador dentro da área que deseja selecionar.

Neste momento, não tenho um demarcador, apenas tenho um ponto de partida para o meu demarcador. Para criar, tudo o que preciso fazer é contornar a placa adicionando um ponto de ancoragem em cada canto onde o demarcador precisa mudar de direção. À medida que adiciono cada ponto de ancoragem, um novo segmento de demarcador aparecerá unindo o ponto de ancoragem anterior ao novo, até que eu tenha contornado toda a placa. Para fechar o demarcador, basta clicar novamente no ponto de partida inicial. É um pouco difícil de ver na captura de tela abaixo, mas agora tenho um demarcador ao redor de todo o sinal de pare, incluindo o poste ao qual está anexado, simplesmente clicando nos cantos onde o demarcador precisa mudar de direção:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Se eu olhar na minha paleta Demarcadores agora, posso ver claramente que tenho um demarcador na forma de uma placa de pare:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

O Photoshop nomeia automaticamente

Observe como o Photoshop nomeou “Demarcador de Trabalho”, o que significa que esse demarcador é temporário e eu o perderei se criar um demarcador diferente sem salvar este primeiro renomeando-o. Mesmo que eu não crie um novo demarcador, ainda o perderei quando fechar o documento, a menos que o salve primeiro. Não preciso salvar esse demarcador, então não vou me preocupar com isso. Na maioria dos casos, você também não precisará se preocupar com isso.

Para converter meu demarcador em uma seleção, clicarei no ícone Carregar demarcador como uma seleção na parte inferior da paleta Camadas ou posso facilmente pressionar Ctrl+Enter (Win) / Command+Return (Mac):

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Assim que o faço, meu demarcador é convertido em uma seleção e o sinal de parada agora está selecionado:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Fazendo uma cópia

Voltarei para minha paleta Camadas e, para copiar o sinal de parada em sua própria camada, usarei o atalho de teclado Ctrl+J (Win) / Command+J (Mac), que coloca o sinal sozinho em camada acima da camada Plano de Fundo:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Com o letreiro agora em sua própria camada, posso fazer o que quiser com ele, trocando o fundo por uma imagem diferente ou tornando o fundo preto e branco e deixando o letreiro colorido, o que eu puder pensar. A questão é que consegui selecionar facilmente a placa clicando nos cantos com a Ferramenta Caneta, que criou um demarcador ao redor da placa, e depois simplesmente converti o demarcador em uma seleção.

Até agora, em nossa análise sobre como fazer seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop, aprendemos que a caneta é uma ferramenta de seleção tão importante quanto as ferramentas de seleção mais comuns do Photoshop, como a Letreiro Retangular e as ferramentas Laço, mas que, em vez de fazer seleções com base em pixels, como fazem as outras ferramentas, a Ferramenta Caneta desenha demarcadores que podem ser facilmente convertidos em seleções, seja na paleta Demarcadores ou usando o atalho de teclado rápido.

A ferramenta Caneta tem tudo a ver com demarcadores

É por isso que a Caneta não é encontrada na parte superior da paleta de ferramentas com as outras ferramentas de seleção baseadas em pixels, mas agrupada com as ferramentas de demarcação, como as várias ferramentas de forma, a ferramenta de texto e as ferramentas de seleção de demarcador e seleção direta. A ferramenta Caneta tem tudo a ver com demarcadores, não com pixels.

Aprendemos que podemos adicionar pontos de ancoragem dentro do nosso documento, que ancoramos o demarcador no lugar, simplesmente clicando em diferentes pontos com a ferramenta Caneta e, à medida que adicionamos mais e mais pontos de ancoragem, criamos um demarcador à medida que cada novo ponto é conectado ao ponto anterior por um novo segmento de demarcador. Também aprendemos que um demarcador é o que normalmente é chamado de “elemento não imprimível”, o que significa que não importa quantos demarcadores adicionemos, nenhum deles ficará visível no papel quando formos imprimir a imagem.

Os demarcadores são visíveis apenas para nós

Eles também não serão visíveis se exibirmos a imagem em um site. Os demarcadores são visíveis apenas para nós quando trabalhamos no Photoshop (embora outros programas como o Adobe Illustrator também suportem demarcadores). Não é até que façamos algo com o demarcador, como preenchê-lo com uma cor, aplicar um traçado ou convertê-lo em uma seleção, que o demarcador se torna algo mais do que apenas um seguimento básico,

Vimos como seria fácil usar a ferramenta Caneta para selecionar algo como uma placa de pare, delineando-a com um demarcador composto de uma série de segmentos retos e, em seguida, transformando o demarcador em uma seleção. Isso é ótimo, mas, na verdade, ainda não fizemos nada que não pudéssemos ter feito mais facilmente com algo como a Ferramenta Laço, ou melhor ainda, a Ferramenta Laço Poligonal, que foi criada especificamente para selecionar formas de lados planos como nossa placa sinal de pare.

Seleção desafiadora

Provavelmente, a menos que você tenha algum fascínio estranho por sinais de trânsito, mais cedo ou mais tarde você vai querer selecionar algo um pouco mais interessante, e por “interessante” quero dizer mais desafiador. E por “desafiador” quero dizer algo que contém curvas. Selecionar um objeto curvo no Photoshop geralmente é quando você perde todo o respeito pelas ferramentas básicas de seleção. Felizmente, também é o momento em que a Ferramenta Caneta realmente brilha!

Antes de continuarmos, devo salientar que tudo o que fizemos até aqui foi bem simples. Clique aqui, clique ali, converta o demarcador em uma seleção, pronto. A próxima parte em que desenhamos curvas não é tão simples, embora certamente não seja difícil, mas se esta for sua primeira vez com a ferramenta Caneta ou se você não tiver muita experiência com ela, trabalhar com curvas pode parecer um pouco natural e até um pouco opressor. É definitivamente aqui que a analogia “andar de bicicleta” começa a fazer sentido. Em nenhum momento, parecerá uma segunda natureza para você e aprenderá tudo de repente. Você entenderá por que tantas pessoas juram que a Ferramenta Caneta é a melhor ferramenta de seleção em todo o Photoshop! Sério, é mesmo.

Obtendo uma alça nas alças de direção

Vamos começar novamente com a Ferramenta Caneta. Abra um novo documento em branco do Photoshop ou simplesmente exclua o que você fez até agora no documento existente para que possamos começar do zero. Em seguida, com a ferramenta Caneta selecionada e a opção Demarcador selecionada na barra de opções (lembre-se, o padrão é a opção Forma, então você precisa ter certeza de ter a opção Demarcador selecionada), clique uma vez em qualquer lugar dentro do documento, assim como fizemos antes. Desta vez, porém, em vez de apenas clicar para adicionar um ponto de ancoragem, clique e arraste o mouse a uma curta distância do ponto de ancoragem antes de soltar o botão do mouse:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Quando terminar, você verá um ponto de ancoragem com duas linhas saindo dele. À primeira vista, você pode pensar que de alguma forma conseguimos arrastar um demarcador com a ferramenta Caneta. Afinal, parece que temos três pontos de ancoragem, um em cada extremidade e outro no meio, com dois segmentos de demarcador conectando-os. Se olharmos um pouco mais de perto, porém, podemos ver que os pontos em cada extremidade são um pouco menores do que o do meio e que, na verdade, têm uma forma diferente. O do meio é quadrado e, como vimos, um ponto de ancoragem é quadrado, mas os de cada extremidade parecem ser em forma de diamante. Alguns pontos de ancoragem são quadrados e outros em forma de diamante?

Todos os pontos de ancoragem são quadrados

Não. Todos os pontos de ancoragem são quadrados e têm todos o mesmo tamanho, o que significa que os pontos menores em forma de diamante nas extremidades não são pontos de ancoragem. E se eles não são pontos de ancoragem, isso significa que as linhas não são segmentos de demarcador, já que precisamos de pelo menos dois pontos de ancoragem para criar um demarcador e agora o único ponto de ancoragem que temos é o do meio. Então, quais são exatamente essas linhas que se estendem a partir do ponto de ancoragem? Elas são alças de direção!

“Ah, alças de direção!” você diz. “Agora eu entendi!”

… … …………….

“Espere, não, eu não sei. O que diabos são alças de direção?”

Alças de direção são, bem, alças e são usadas somente ao criar segmentos de demarcador curvo. Não há necessidade de alças de direção ao criar segmentos de demarcador reto. Geralmente são duas, embora às vezes seja apenas uma e, como já vimos, elas se estendem a partir de pontos de ancoragem. Elas são chamados de “alças” porque, como veremos em breve, você poderá agarrá-las e movê-las.

Alças de direção controlam duas coisas. Elas controlam o ângulo da curva, e controlam o comprimento da curva, e fazem isso de uma maneira muito legal. A razão pela qual geralmente existem duas delas é porque uma delas controla o ângulo e o comprimento da curva que entra no ponto de ancoragem e o outro controla o ângulo e o comprimento da curva que sai do ponto de ancoragem.

Controlando as alças

Antes de vermos como desenhar curvas com as alças de direção, vamos primeiro ver como controlar as próprias alças, pois nosso sucesso com o desenho de curvas dependerá muito de nossa capacidade de controlar as alças. Não se preocupe, não é, como dizem, ciência de foguete. Há apenas algumas coisas simples que você precisa aprender. Já vimos como criar alças de direção, clicando com a ferramenta Caneta e arrastando para longe do ponto de ancoragem. Quanto mais longe do ponto de ancoragem arrastarmos, mais longas serão as alças de direção. Quanto mais longa a alça, mais longa será a curva. Cabo curto, curva curta. Cabo longo, curva longa.

Uma das coisas boas que você aprenderá rapidamente sobre a ferramenta Caneta é que ela é extremamente flexível. Não há nenhuma razão para se preocupar em acertar as coisas da primeira vez ao traçar demarcadores com ela, porque podemos voltar e consertar as coisas facilmente quando terminarmos! Você colocou um ponto de ancoragem no lugar errado? Sem problemas! Basta movê-lo para onde você precisar! Veremos como fazer isso em um momento oportuno.

Você arrastou uma alça de direção na direção errada? Não é um problema. Pegue a alça e gire-a na direção que você precisa. Mais uma vez, veremos como fazer isso. Uma de suas alças de direção é muito longa ou muito curta? Não há problema algum. Basta clicar nela e arrastá-la mais ou menos conforme necessário (sim, veremos como fazer isso também). Os demarcadores são totalmente editáveis ​​em todos os momentos, então não há absolutamente nenhuma razão para se preocupar em cometer um erro ou não acertar na primeira vez.

Girando e redimensionando alças de direção

Como mencionei, elas são chamados de “alças” de direção porque você pode agarrá-las como alças e movê-las. Vamos ver como fazer isso. Primeiro, veremos como girar as duas alças ao mesmo tempo. Usando o ponto de ancoragem e as duas alças de direção que já criamos, mantenha pressionada a tecla Ctrl (Win) / Command (Mac). Você verá o ícone da Ferramenta Caneta se transformar temporariamente na Ferramenta de Seleção Direta (a seta branca), e isso porque com a Ferramenta Caneta selecionada, segurar “Ctrl/Command” torna-se um atalho rápido para acessar temporariamente a Ferramenta de Seleção Direta, que é o que usamos para selecionar diferentes partes do nosso demarcador.

Em seguida, basta clicar diretamente na pequena forma de diamante no final de qualquer uma das alças de direção (clicar na “linha” em si não funcionará, então você sempre precisa clicar na forma de diamante no final de uma alça para fazer qualquer coisa com ela) e arraste-a ao redor do ponto de ancoragem para girá-la. À medida que você gira uma das alças, a outra alça gira junto com ela na direção oposta, como uma gangorra. Você também pode perceber que, assim que começar a arrastar a alça, o ícone do cursor do mouse mudará novamente, desta vez para a ferramenta Mover ícone, já que estamos movendo algo de um lugar para outro:

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Você pode soltar a tecla “Ctrl/Command” assim que começar a arrastar a alça. Não há necessidade de mantê-lo baixo o tempo todo.

Redimensionando uma alça

Para redimensionar uma alça de direção conforme você a gira, basta arrastar a extremidade da alça em direção ao ponto de ancoragem para torná-la mais curta ou arrastá-la para longe do ponto de ancoragem para torná-la mais longa. Como mencionei acima, uma alça mais curta tornará a curva mais curta e uma alça mais longa tornará a curva mais longa.

Você não pode redimensionar as duas alças ao mesmo tempo; portanto, se precisar redimensionar as duas, será necessário arrastar cada uma delas por mais tempo ou por menos tempo separadamente. A única coisa que você pode fazer com as duas ao mesmo tempo é girá-las. Se você já soltou o botão do mouse depois de girar as alças e o cursor mudou de volta para o ícone da ferramenta Caneta e você precisa redimensionar uma das alças, mantenha pressionada a tecla “Ctrl/Command”

Fazendo seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop

Como girar as alças independentemente umas das outras

Agora vamos ver como girar as alças independentemente umas das outras. Para girar uma alça sem afetar a outra, primeiro solte o botão do mouse se estiver girando ou redimensionando as alças para que o cursor mude de volta para o ícone da ferramenta Caneta. Em seguida, em vez de pressionar “Ctrl/Command”, que move as duas alças ao mesmo tempo, mantenha pressionada a tecla Alt (Win) / Option (Mac) e clique no final de qualquer uma das alças de direção. Você verá o cursor mudar para a ferramenta Converter ponto, que se parece com uma seta simplificada feita de apenas duas linhas, quase como uma letra “v” invertida (exceto que não está totalmente invertida). Em seguida, basta arrastar a alça ao redor do ponto de ancoragem para girá-la, assim como você fez antes, e desta vez, a alça irá girar independentemente da outra, quebrando a conexão entre elas:

Mantenha pressionada a tecla "Alt" (Win) / "Option" (Mac) e clique no final de qualquer uma das alças de direção e, em seguida, arraste a alça para girá-la em torno do ponto de ancoragem independentemente da outra alça.

Novamente, você pode soltar a tecla “Alt/Option” depois de começar a arrastar. Você não precisa segurá-lo o tempo todo.

Você também pode redimensionar as alças de direção usando a tecla “Alt/Option” exatamente da mesma maneira que com a tecla “Ctrl/Command”. Se você estiver girando uma alça, basta arrastá-la em direção ao ponto de ancoragem para torná-la mais curta ou para longe do ponto de ancoragem para torná-la mais longa. Se você já soltou o botão do mouse e o cursor está mostrando o ícone da ferramenta Caneta novamente, você precisará manter pressionada a tecla “Alt/Option” mais uma vez, clicar no final da alça e arrastá-la para redimensioná-la.

Diferença entre redimensionar as alças

Existe uma diferença entre redimensionar as alças usando “Ctrl/Command” e usando “Alt/Option” para fazer isso? Sim existe. Se você ainda não “quebrou a conexão” entre as alças arrastando uma independentemente da outra, redimensionar uma alça usando “Ctrl/Command” manterá as alças conectadas. Ele não redimensionará as duas alças de uma vez, mas também não interromperá a conexão entre elas, portanto, você ainda poderá girá-las juntas, se necessário. Se você redimensionar uma alça usando “Alt/Option”, interromperá a conexão entre as alças. Mesmo que você não gire a alça ao redimensioná-la, a conexão ainda será interrompida.

E se você quebrou a conexão entre as alças girando-as usando “Alt/Option” e deseja girá-las juntas novamente? Você pode “reconstruir a conexão”, por assim dizer, selecionando um deles enquanto pressiona “Ctrl/Command” como antes? Boa pergunta, e a resposta é não. Depois de interromper a conexão entre as alças, a tecla “Ctrl/Command” por si só não a trará de volta. Você precisará selecionar uma das alças enquanto pressiona Ctrl+Alt (Win) / Command+Option (Mac) nesse ponto para mover as alças juntas novamente.

Resumo rápido até agora…

Cobrimos muitas informações aqui sobre como trabalhar com alças de direção, portanto, antes de prosseguirmos e começarmos a desenhar algumas curvas reais, vamos fazer uma rápida recapitulação:

  • Para adicionar um ponto de ancoragem, basta clicar com a ferramenta Caneta.
  • Para adicionar um ponto de ancoragem com alças de direção estendendo-se a partir dele, clique com a ferramenta Caneta e arraste para longe do ponto de ancoragem antes de soltar o botão do mouse. Quanto mais você arrastar, mais longas serão as alças de direção.
  • Para girar as alças de direção juntas, mantenha pressionada a tecla Ctrl (Win) / Command (Mac), que o mudará temporariamente para a Ferramenta de Seleção Direta, clique na extremidade de qualquer uma das alças e arraste-a ao redor do ponto de ancoragem. A outra alça girará na direção oposta.
  • Para girar as alças de direção de forma independente, mantenha pressionada a tecla Alt (Win) / Option (Mac), que o mudará temporariamente para a ferramenta Converter ponto, clique na extremidade de uma das alças e arraste-a ao redor do ponto de ancoragem. A outra alça não gira.
  • Para redimensionar alças sem interromper a conexão entre elas, mantenha pressionada a tecla Ctrl (Win) / Command (Mac) para alternar para a Ferramenta de Seleção Direta e clique no final de uma das alças. Arraste-a em direção ao ponto de ancoragem para torná-la mais curta ou arraste-a para longe do ponto de ancoragem para torná-la mais longa.
  • Para redimensionar as alças e interromper a conexão entre elas, mantenha pressionada a tecla Alt (Win) / Option (Mac) para alternar para a ferramenta Converter ponto e clique no final de uma das alças. Arraste-a em direção ao ponto de ancoragem para torná-la mais curta ou arraste-a para longe do ponto de ancoragem para torná-la mais longa.
  • Para girar as alças de direção juntas depois de interromper a conexão, mantenha pressionadas as teclas Ctrl+Alt (Win) / Command+Option (Mac) e clique na extremidade de uma das alças e arraste-a ao redor do ponto de ancoragem. A outra alça irá girar novamente com ela.

Alguns exemplos

Ok, isso abrange basicamente o básico de como controlar as alças de direção. Vamos ver como podemos usá-las para desenhar algumas curvas!

Cobrimos muito terreno até agora. Então, sabemos sobre pontos de ancoragem e alças de direção. Sabemos que, para desenhar segmentos de demarcador reto, tudo o que precisamos fazer é estabelecer uma série de pontos de ancoragem sempre que precisarmos, simplesmente clicando com a ferramenta Caneta e, à medida que adicionamos mais e mais pontos de ancoragem, adicionamos mais pontos retos para o nosso demarcador. Bem como, sabemos como criar alças de direção e como girá-las, juntas ou separadamente, e como redimensioná-las.

Aprendemos como transformar um demarcador em uma seleção clicando no ícone “Carregar demarcador como seleção” na parte inferior da paleta Demarcadores ou simplesmente pressionando “Ctrl+Enter” (Win) / “Command+Return” (Mac) no teclado. Uma coisa que ainda não mencionei é que, independentemente de nosso demarcador consistir em linhas retas, curvas ou uma combinação de linhas retas e curvas, convertê-lo em uma seleção é feito exatamente da mesma maneira e já aprendemos como fazer isso, o que significa que estamos no caminho certo para dominar as seleções com a caneta! Tudo o que precisamos fazer é praticar um pouco de desenho com curvas, que é exatamente o que estamos prestes a fazer!

Desenhando Uma Curva

Mais uma vez, vamos começar do zero, abrindo um novo documento em branco no Photoshop ou excluindo o que você já fez. Vamos desenhar nossa primeira curva para que possamos usar todo o nosso conhecimento de controle de direção recém-adquirido. Primeiro, com a ferramenta Caneta selecionada e a opção Demarcador selecionada na barra de opções, clique uma vez em algum lugar do documento para adicionar um ponto de ancoragem. Basta clicar, sem arrastar. Você deve ter um único ponto de ancoragem na tela quando terminar.

Em seguida, mova o cursor do mouse para cima e para a direita do ponto de ancoragem inicial. Clique novamente para adicionar um segundo ponto de ancoragem, mas desta vez arraste o mouse um pouco para a direita do ponto de ancoragem para arrastar as alças de direção. Mantenha pressionada a tecla Shift enquanto arrasta para restringir seu movimento a uma direção horizontal. Ao arrastar as alças de direção, você verá seu demarcador aparecendo como uma curva entre os dois pontos de ancoragem! Quanto mais você arrasta o mouse, mais longas as alças de direção ficam e mais curva você cria:

Clique uma vez para adicionar um ponto de ancoragem e, em seguida, clique e arraste um segundo ponto de ancoragem com alças de direção, criando um segmento de caminho curvo entre os dois pontos.

Adicionando ponto de ancoragem

Clique para baixo e à direita do segundo ponto de ancoragem para adicionar um terceiro ponto de ancoragem. Desta vez, não clique e arraste, apenas clique:

Adicione um terceiro ponto de ancoragem para baixo e à direita do segundo clicando com a ferramenta Caneta.

Assim que você adicionar o terceiro ponto de ancoragem, um segundo segmento de demarcador aparecerá, unindo o segundo ponto de ancoragem ao terceiro. E como nosso segundo ponto de ancoragem tem alças de direção que se estendem a partir dele, esse novo segmento de demarcador também é curvo! Agora temos um arco bom e suave começando no primeiro ponto à esquerda, passando pelo ponto de ancoragem com as alças de direção para cima e chegando ao fim no terceiro ponto.

Uma coisa que você deve ter notado, e pode ver na captura de tela acima, é que quando você adicionou o terceiro ponto de ancoragem, a alça de direção que se estendia para fora do lado esquerdo do segundo ponto de ancoragem desapareceu. Ainda está lá, o Photoshop simplesmente a ocultou. Para vê-la novamente, use o atalho de teclado que já aprendemos para alternar temporariamente para a Ferramenta de Seleção Direta, que é manter pressionada a tecla Ctrl (Win) / Command (Mac) e, em seguida, clicar no segundo ponto de ancoragem para selecionar isto. Assim que você fizer isso, a alça de direção ausente reaparece como se estivesse lá o tempo todo (o que era):

Mantenha pressionada a tecla "Ctrl" (Win) / "Command" (Mac) para alternar temporariamente para a Ferramenta de Seleção Direta e clique no ponto de ancoragem superior para selecioná-lo. O ponto de ancoragem ausente reaparece.

Arrastando-a para longe de seu ponto de ancoragem

Com a tecla “Ctrl/Command” ainda pressionada para que você ainda tenha acesso à Ferramenta de Seleção Direta, tente redimensionar cada alça de direção clicando no final de cada uma para selecioná-la e, em seguida, arrastando-a para longe de seu ponto de ancoragem. Mais uma vez, segure “Shift” enquanto arrasta para restringir seu movimento horizontalmente e observe o que acontece. À medida que você aumenta o comprimento de uma alça, obtém mais curvas e, ao diminuir seu comprimento, obtém menos curvas. Observe também que cada alça controla seu próprio lado da curva. A alça à esquerda controla a curva que entra no ponto de ancoragem da esquerda, e a alça à direita controla a curva que sai do ponto de ancoragem à direita.

Aqui, fiz minha alça à esquerda mais curta e, como podemos ver, há muito menos curva agora do que originalmente, quase se tornando uma linha reta. Também deixei a alça à direita mais longa e, como resultado, a curva à direita agora é muito mais pronunciada. A curva fraca é o original para comparação:

Altere a forma das curvas redimensionando as alças de direção. A alça esquerda controla a curva esquerda e a alça direita controla a curva direita.

Vou desfazer minhas alterações pressionando Ctrl+Alt+Z (Win) / Command+Option+Z(Mac) algumas vezes para definir minhas alças de direção de volta aos seus tamanhos originais, para que tenham o mesmo comprimento novamente. Agora vamos tentar girar as alças. Mantenha pressionada a tecla “Ctrl/Command” mais uma vez para acessar a Ferramenta de Seleção Direta, clique no final de qualquer uma das alças para selecioná-la e tente girá-la em torno do ponto de ancoragem.

Como selecionamos a alça com “Ctrl/Command”

Como selecionamos a alça com “Ctrl/Command”, ambas as alças giram juntas. Aqui, arrastei minha alça esquerda para baixo e para a direita, e o ângulo da curva à esquerda mudou junto com ela, agora aparecendo mais como uma inclinação à medida que sobe em direção ao ponto de ancoragem. Arrastando a alça esquerda para baixo e para a direita, fiz com que a alça direita girasse para cima e para a esquerda e, novamente, o ângulo da curva à direita mudou junto com ela, agora subindo brevemente acima do ponto de ancoragem antes de fazer uma descida íngreme até o ponto de ancoragem à direita. Novamente, a curva fraca é o original para comparação:

Gire as alças de direção para alterar o ângulo das curvas. Selecione uma alça enquanto segura "Ctrl" (Win) / "Command" (Mac) para girar ambas as alças juntas.

O temido “Loop”

Uma coisa que você deve evitar é girar muito as alças, o que fará com que os segmentos do caminho se sobreponham e criem loops. Aqui, girei minhas alças totalmente de modo que a alça esquerda agora esteja à direita e a alça direita à esquerda, e observe o que aconteceu. Meus segmentos de caminho agora estão se sobrepondo, criando um loop:

Girar muito as alças de direção faz com que os segmentos do caminho se sobreponham, criando um loop indesejado no caminho.

Os loops podem ser causados ​​pela rotação excessiva das alças de direção, como fiz acima, mas, na maioria das vezes, são causados ​​por uma alça muito longa, tornando a curva muito longa e fazendo com que ela se sobreponha a si mesma. Se isso acontecer, o que acontece às vezes enquanto você desenha um demarcador, simplesmente reduza o comprimento da alça de direção. A maioria das pessoas acaba criando um monte de loops em seu demarcador quando começa a trabalhar com a Ferramenta Caneta, então não pense que você é o único. Não há necessidade de entrar em pânico ou ficar frustrado. Como eu disse, o problema provavelmente está sendo causado por uma alça de direção muito longa, e tudo que você precisa fazer é encurtar a alça para “desenrolar” o loop!

Desfazendo alterações

Vou pressionar Ctrl+Alt+Z (Win) / Command+Option+Z (Mac) algumas vezes mais uma vez para desfazer minhas alterações e redefinir meu demarcador de volta ao bom arco suave com o qual comecei. Agora, que tal girar as alças de direção independentemente uma da outra? Como aprendemos anteriormente, para girar as alças separadamente, em vez de selecioná-las com “Ctrl/Command”, basta selecioná-las mantendo pressionada a tecla Alt (Win) / Option (Mac), o que nos dá acesso temporário ao Converter Ponto. Clique no final de uma alça para selecioná-la, arraste-a com o mouse para girá-la e, desta vez, a outra alça permanecerá no lugar, quebrando a conexão entre elas.

Pressionando “Alt/Option”

Aqui, selecionei a alça à direita enquanto pressionava “Alt/Option” e, em seguida, girei-a para baixo e para a esquerda. Observe como, mais uma vez, o ângulo do segmento do demarcador à direita muda para corresponder à nova direção da alça e, desta vez, a alça à esquerda, juntamente com o segmento do demarcador à esquerda, permanecem no mesmo lugar. Meu demarcador agora parece um pouco com uma barbatana de tubarão:

Mantenha pressionada a tecla "Alt" (Win) / "Option" (Mac) para acessar temporariamente a "Ferramenta Converter Ponto" e, em seguida, clique no final de uma alça de direção para selecioná-la e girá-la independentemente da outra alça.

Movendo um ponto de ancoragem

Uma coisa que ainda não vimos é como mover um ponto de ancoragem. Se você se lembra, mencionei na página anterior que a Ferramenta Caneta é extremamente indulgente, e uma das razões para isso, além de poder girar e redimensionar nossas alças de direção depois de criá-las, é que podemos facilmente mover a âncora de um ponto para outro, se necessário. Como já aprendemos, os pontos de ancoragem ancoram um demarcador no seu devido lugar. Os próprios pontos de ancoragem, no entanto, não estão fixados no lugar. Você pode mover um ponto de ancoragem para qualquer lugar, a qualquer momento, e qualquer segmento de demarcador conectado a ele se moverá e se ajustará junto com ele.

Para mover um ponto de ancoragem, mantenha pressionada a tecla Ctrl (Win) / Command (Mac) para acessar temporariamente a Ferramenta de Seleção Direta como já vínhamos fazendo, depois basta clicar no ponto de ancoragem para selecioná-lo e arrastá-lo para seu novo local com seu mouse. Quaisquer segmentos de demarcador conectados a ele se moverão com ele para o novo local. Aqui, arrastei meu ponto de ancoragem do meio um pouco para baixo de seu local original (novamente, o demarcador fraco marca o local original para comparação). Observe como o próprio demarcador mudou de forma para se ajustar ao novo local do ponto de ancoragem:

Mantenha pressionada a tecla "Ctrl" (Win) / "Command" (Mac) e clique em um ponto de ancoragem para selecioná-lo e arraste-o para um novo local.

Combinando demarcadores retos com curvas

Normalmente, ao delinear um objeto com um demarcador para selecioná-lo usando a ferramenta Caneta, você não precisará mover para um ponto de ancoragem tanto quanto fiz acima, mas é muito comum voltar ao seu demarcador depois que você o criou e deslocar alguns pontos de ancoragem aqui e ali para ajustar o demarcador. Depois de selecionar um ponto de ancoragem, você pode deslocá-lo para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita usando as teclas de seta do teclado.

E se eu não quisesse que meus dois segmentos de demarcador fossem curvas? E se eu precisasse que o primeiro segmento do demarcador fosse curvo, mas o segundo precisasse ser reto? Vamos ver como fazer isso. Vou excluir meu caminho existente e começar de novo.

Primeiro, clicarei para adicionar um ponto de ancoragem para começar. Em seguida, como antes, clicarei para adicionar um segundo ponto de ancoragem acima e à direita do meu ponto inicial e, desta vez, arrastarei as alças de direção, que criarão um demarcador curvo conectando os dois pontos, fornecendo me exatamente o que eu tinha no início desta página:

Clique uma vez para adicionar um ponto de ancoragem e, em seguida, clique para adicionar um segundo ponto de ancoragem e arraste as alças de direção para criar uma curva.

Segmentos retos

Agora tenho minha curva inicial, mas quero que meu próximo segmento de demarcador seja reto. Se eu simplesmente clicar em algum lugar para adicionar outro ponto de ancoragem agora, obterei outra curva porque tenho essa alça de direção estendendo-se do lado direito do último ponto de ancoragem que adicionei. O que eu preciso fazer é me livrar dessa alça de uma direção. Sem uma alça de direção controlando o ângulo e o comprimento de uma curva, obtemos uma linha reta.

Para remover a alça, deixando apenas a alça à esquerda do ponto de ancoragem, tudo o que preciso fazer é manter pressionada a tecla Alt (Win) / Option (Mac), que novamente me mudará temporariamente para a ferramenta Converter Ponto e, em seguida, basta clicar diretamente no ponto de ancoragem. Quando o faço, a alça de direção à direita desaparece, deixando apenas a da esquerda:

Mantenha pressionada a tecla "Alt" (Win) / "Option" (Mac) e clique diretamente no ponto de ancoragem para remover a alça de direção à direita, deixando apenas a da esquerda.

Agora, sem a alça de direção, se eu clicar para adicionar um novo ponto de ancoragem, obtenho um segmento de demarcador reto entre os dois pontos:

Com a alça de direção à direita removida, clicar para adicionar um novo ponto de ancoragem adiciona um segmento de caminho reto entre os dois pontos.

Segmento oposto

Agora tenho um segmento de demarcador curvo à esquerda e um reto à direita! E se eu quisesse exatamente o oposto? Suponha que eu precise começar com um segmento de demarcador reto e depois segui-lo com uma curva. Para fazer isso, primeiro começarei clicando para adicionar um ponto de ancoragem inicial. Então, como eu quero um segmento de caminho reto, tudo o que preciso fazer é clicar em outro lugar para adicionar um segundo ponto de ancoragem e obtenho automaticamente um demarcador reto conectando os dois pontos:

Clique com a ferramenta Caneta para adicionar um ponto de ancoragem inicial e, em seguida, clique novamente em outro lugar para adicionar um segundo ponto de ancoragem e crie um segmento de caminho reto entre eles.

Vou manter o botão do mouse pressionado depois de clicar para adicionar meu segundo ponto de ancoragem porque quero que meu próximo segmento de demarcador seja curvo e sabemos que, para criar uma curva, precisamos de uma alça de direção. Para adicionar uma alça que se estende da direita do meu ponto de ancoragem, mantenho Alt (Win) / Option (Mac) e, com o botão do mouse ainda pressionado, simplesmente arrasto para a direita do ponto de ancoragem. Ao fazer isso, uma alça de direção será arrastada junto com ela:

Mantenha pressionada a tecla "Alt" (Win) / "Option" (Mac) e arraste uma alça de direção à direita do ponto de ancoragem.

Estendendo apenas um lado do ponto de ancoragem

Observe que a alça de direção se estendeu apenas da direita do ponto de ancoragem, não de ambos os lados, deixando meu segmento de caminho reto à esquerda no lugar. E agora que tenho minha alça de direção à direita, tudo que preciso fazer para criar minha curva é clicar para adicionar um terceiro ponto:

Clique para adicionar um terceiro ponto de ancoragem, que cria um segmento de caminho curvo entre o ponto de ancoragem anterior e o novo.

E lá vamos nós! Agora tenho um segmento de demarcador reto à esquerda, seguido por um segmento curvo à direita. Obviamente, a maioria dos demarcadores que você desenha consistirá em mais do que apenas três pontos de ancoragem. Digamos que eu queira continuar este demarcador, movendo-se na mesma direção geral para a direita, e quero que meu próximo segmento de demarcador também seja curvo.

Assim como fiz há pouco, deixaria o botão do mouse pressionado após clicar para adicionar meu terceiro ponto. Eu manteria Alt (Win) / Option(Mac) e eu arrastaria outra alça de direção. Até agora, apenas arrastamos as alças para a direita, mas o que você realmente deseja fazer é arrastar as alças na direção geral que deseja que a curva siga. Eu quero criar uma curva que vai para cima e para a direita, então vou arrastar uma pequena alça na mesma direção geral:

Arraste suas alças de direção na direção geral da curva.

Uma dica!

Uma boa prática é manter as alças de direção pequenas ao arrastá-las pela primeira vez, pois você nunca sabe realmente quanto tempo ou em que ângulo exato elas precisam estar até que a curva real apareça, e a curva não aparece até que você tenha adicionado ambos pontos de ancoragem. Depois de adicionar os dois pontos e a curva aparecer, você pode facilmente voltar e fazer os ajustes necessários nas alças. Você pode até esperar até ter desenhado todo o caminho antes de se preocupar em ajustar as alças.

Com minha alça de direção criada, clicarei para adicionar um quarto ponto de ancoragem e também arrastarei as alças de direção dele:

Adicionando um quarto ponto de ancoragem junto com alças de direção que se estendem a partir dele.

Agora tenho um terceiro segmento adicionado ao meu demarcador, sendo este uma curva. Observe que esta curva na verdade tem duas alças de direção controlando-a, uma estendendo-se da direita do meu terceiro ponto de ancoragem e uma estendendo-se da esquerda do meu quarto ponto:

O terceiro segmento de caminho agora tem duas alças de direção, uma em cada extremidade, trabalhando juntas para controlar a curva.

A forma geral dessa curva agora está sendo controlada pelo comprimento e direção de ambas as alças. Observe o que acontece com a curva quando movo as alças. Vou arrastar a alça inferior para baixo e para a direita e arrastar a alça superior para cima e para a esquerda. Também arrastarei essas duas alças por mais tempo. A curva fraca é o original para comparação:

Alterar a direção e/ou o comprimento de qualquer uma das alças altera a forma geral da curva. Depois de girar e alongar ambas as alças, a curva agora aparece em forma de "S".

Curva em forma de S

Porém, a curva agora tem um formato um pouco de “S”. E isso ocorre porque a alça inferior controla o ângulo e o comprimento da curva à medida que ela sai do terceiro ponto de ancoragem. Enquanto a alça superior controla o ângulo e o comprimento da curva conforme ele flui para o quarto ponto. Alterar o comprimento e/ou a direção de qualquer uma das alças alterará a forma geral da curva.

Vou pressionar Ctrl+Alt+Z (Win) / Command+Option+Z (Mac) algumas vezes para desfazer as alterações que fiz. Então a curva está mais uma vez em uma forma de arco simples como se fosse um momento atrás. E acho que terminarei esse demarcador com outro segmento reto. O que significa que precisarei remover a alça de direção que se estende do lado direito do quarto ponto de ancoragem. Já aprendemos como fazer isso, mantendo pressionada a tecla Alt (Win) / Option (Mac) e clicando diretamente no próprio ponto de ancoragem:

Mantenha pressionada a tecla "Alt" (Win) / "Option" (Mac) e clique diretamente no ponto de ancoragem para remover a alça de direção à direita.

Com a alça de direção removida, tudo o que preciso fazer agora para adicionar um segmento de demarcador reto é clicar para adicionar outro ponto de ancoragem:

A alça de direção à direita foi removida, então podemos adicionar um segmento de caminho reto simplesmente clicando para adicionar outro ponto de ancoragem.

Finalizando

Poderíamos continuar esse demarcador pelo tempo que quiséssemos, adicionando mais segmentos retos e curvas, mas acho que vamos parar aqui porque já cobrimos praticamente tudo o que precisamos saber sobre como desenhar demarcadores com a ferramenta Caneta neste ponto. Foi muita informação para absorver, especialmente se esta é a primeira vez que você aprende sobre demarcadores.

Como mencionei no início, você não se tornará um “Pen Master” simplesmente lendo este tutorial, assim como não aprenderá a andar de bicicleta, dirigir um carro, aprender a nadar ou tocar piano simplesmente lendo sobre isso. Mas esperamos que você tenha alguma noção neste ponto de como desenhar demarcadores com a ferramenta Caneta, como desenhar segmentos de demarcadores retos, como desenhar curvas arrastando as alças de direção, como alterar o comprimento e o ângulo da curva girando e redimensionando as alças,

Para finalizar nosso olhar sobre como fazer seleções com a Ferramenta Caneta, vamos ver um exemplo prático de como selecionar um objeto com curvas.

Aqui, temos uma foto de um tubarão gigante:

Uma foto de uma mergulhadora eu tubarão gigante.

Digamos que queremos selecionar esse tubarão para que possamos usá-lo para um desenho ou uma colagem, ou seja o que for. Se você tentasse selecioná-lo com a ferramenta Laço, que é mais provável que você acabaria usando se não soubesse como usar a ferramenta Caneta, você não apenas teria dificuldades, mas também ficará frustrado com os resultados quando terminar.

A razão é porque a ferramenta Laço simplesmente não é capaz de fazer seleções em curvas muito bem. O maior problema com ela, além de ser uma ferramenta de seleção baseada em pixels, é que ela depende de você ter uma mão firme o suficiente para movê-la suavemente pelas curvas.

Mesmo que você não seja viciado em cafeína, pode ficar louco tentando desenhar uma curva perfeitamente suave com o mouse, ou mesmo com uma mesa digitalizadora, e quando você finalmente desistir, ainda ficará com uma seleção cheia de bordas irregulares e que gritam “amador!”. Ninguém gosta de ser chamado de amador, principalmente quando não há necessidade disso graças à Ferramenta Caneta!

Examine o objeto primeiro

Sempre que estiver prestes a selecionar algo com a ferramenta Caneta, antes de começar, reserve um momento para examinar o objeto cuidadosamente para ter uma noção de onde precisará colocar seus pontos de ancoragem. Esqueça todos os detalhes do objeto e concentre-se apenas em sua forma.

Onde estão as áreas em que a forma muda de direção? Quais partes da forma são retas? Quais partes são curvas? Se houver uma curva, é um arco suave e contínuo ou o ângulo muda em um ponto ao longo da curva? Visualize em sua mente onde você precisará colocar seus pontos de ancoragem, porque quando você coloca um, você deve sempre estar pensando no próximo e como deve ser o segmento de demarcador entre os dois pontos.

Uma ferramenta de elegância

Mais uma coisa a ter em mente é que a Ferramenta Caneta foi criada para ser uma ferramenta de elegância. Não é uma pistola de pregos ou uma pistola de grampos. Você não quer apenas clicar em sua forma adicionando pontos de ancoragem “quer queira quer não” (esse é um termo técnico). Ao usá-lo para desenhar curvas, você deseja que essas curvas sejam agradáveis ​​e suaves, caso contrário, podemos apenas ficar com a ferramenta Laço.

Para manter as curvas fluindo suavemente, precisamos limitar o número de pontos de ancoragem que usamos para criá-los. É por isso que você deve reservar um momento para examinar o objeto primeiro e visualizar onde os pontos de ancoragem precisam estar. Se você puder delinear uma grande seção da forma usando apenas uma curva com um ponto de ancoragem em cada extremidade, é isso que você deve fazer, porque é isso que fornecerá o tipo de resultado que você está procurando, não um amador!”.

Vamos selecionar esse tubarão. Vou começar meu demarcador no meio da foto, no ponto onde começa a nadadeira do tubarão. Não há lugar certo ou errado para começar um demarcador. Este é apenas onde eu decidi começar. A primeira parte é reta, então como não preciso de uma alça de direção para criar um segmento de demarcador reto, vou simplesmente clicar uma vez com minha ferramenta Caneta para adicionar meu primeiro ponto de ancoragem, que servirá como o ponto de partida para o meu demarcador:

Adicionando o primeiro ponto de ancoragem.

Aumentando o zoom

Como mencionei anteriormente, você provavelmente deve ampliar sua imagem enquanto desenha seu demarcador. Para rolar a imagem na tela enquanto aumenta o zoom, mantenha pressionada a barra de espaço, que o mudará temporariamente para a ferramenta Mão e permitirá que você mova a imagem na tela clicando e arrastando-a.

A ponta dessa nadadeira tem uma ligeira curva, então, para meu quinto ponto de ancoragem, vou clicar no meio onde a nadadeira faz a curvatura, e vou arrastar as alças de direção curtas, arrastando para baixo e para a direita. Observe que agora criei uma leve curva ao longo da metade da nadadeira:

Adicionar o quinto ponto de ancoragem e arrastar pequenas alças de direção para adicionar uma ligeira curva ao primeiro segmento de caminho.

Conforme continuo ao longo da nadadeira, ​​posso ver que ela permanece curva por uma média distância, seguida por mais uma curva para a direita, então clicarei para adicionar um sexto ponto de ancoragem no local onde a curva começa. Isso me dá um segmento de demarcador curvo entre o ponto anterior e o novo:

Clicar para adicionar o sexto ponto de ancoragem, criando um segmento de demarcador curvo.

Curva real

Continuando, chegamos à primeira curva real em nosso demarcador. Temos mais uma curva, para isso, vou precisar arrastar uma alça de direção do ponto de ancoragem que acabei de adicionar, então vou manter pressionada a tecla Alt (Win) / Option (Mac) e clicar no último ponto de ancoragem, para remover a alça da direita. Observe como estou apenas arrastando as alças de um ponto de ancoragem, não de ambos:

Segure "Alt" (Win) / "Option" (Mac) para arrastar uma alça de direção de um lado de um ponto de ancoragem.

Novamente vou segurar “Alt” (Win) / “Option” (Mac) e clicar no último ponto de ancoragem, para remover a alça da direita. Para adicionar a curva, clico e arrasto no ponto onde a curva termina, moldando a curva enquanto arrasto as alças até que corresponda à curva da barriga do tubarão. Se necessário, também posso voltar e alterar o comprimento e a direção da alça no início da curva para ajustá-la, mas, neste caso, não preciso fazer isso:

Adicionando um ponto de ancoragem na extremidade oposta da curva e arrastando as alças de direção dele. Girando e redimensionando-as conforme necessário até que a curva corresponda à curva do objeto.

Uma curvatura bem longa

A próxima área do tubarão é bastante curva, até que sua barriga comece a se fundir com sua calda, ponto em que há outra curva. Então clicarei para adicionar um ponto de ancoragem logo antes da curva da cauda começa. O que me dará outro segmento de demarcador “principalmente curvo” entre o ponto anterior e o novo ponto:

adicionar um ponto de ancoragem logo antes da curva da calda começa.

Em seguida, vou manter pressionada as teclas Ctl+Alt (Win) / Command+Option (Mac) e arrastar uma alça de direção para ajustar o segmento de demarcador:

Mantenha pressionada as teclas “Ctrl+Alt" (Win) / “Command+Option" (Mac) e arraste uma alça de direção para ajustar segmento de demarcador.

O lado esquerdo da cauda consiste principalmente em uma curva contínua para baixo, ponto em que a forma muda, então para criar esta curva. Ou seja, vou clicar e arrastar no ponto próximo ao topo onde a curva mudará de direção. Bem como podemos ver na captura de tela. Isso adiciona um segmento de caminho curvo entre o ponto de ancoragem anterior e o novo, mas a curva ainda não segue o formato da cauda. Vai precisar de alguns ajustes:

Adicionando uma curva ao longo do lado esquerdo da barbatana caudal. A curva ainda precisa de alguns ajustes.

Ajuste de curva

Para ajustar a curva, basta manter pressionada a tecla Ctrl+Alt (Win) / Command+Option (Mac), que me dá acesso temporário à Ferramenta de Seleção Direta e Converter Ponto, e arraste a alça que se estende da parte superior do ponto de ancoragem para a direita para alongá-lo, o que vai puxar o ângulo da curva para a esquerda junto com ele, alinhando-o bem com a curva da cauda:

Ajuste a curva ajustando suas alças de direção.

Para adicionar uma curva ao redor do lado direito da cauda, clicarei e arrastarei no lado oposto dela para adicionar outro ponto de ancoragem com alças de direção curtas:

A alça de direção à esquerda da curva é curta.

Novamente, para adicionar uma curva ao redor do lado direito da cauda, clicarei e arrastarei no lado oposto dela para adicionar outro ponto de ancoragem com alças de direção curtas

Para corrigir, tudo o que preciso fazer é mais uma vez manter pressionada a tecla Ctrl (Win) / Command (Mac), clicar no final da alça para selecioná-la e arrastá-la até que a curva tenha a forma adequada.

Clicar no final da alça para selecioná-la e arrastá-la até que a curva tenha a forma adequada.

Terminando o demarcador

Contudo, vamos terminar de criar nosso demarcador ao redor da nadadeira caudal. O restante da cauda é basicamente uma linha reta, então vou clicar na base da cauda para adicionar outro ponto de ancoragem. Que adiciona o segmento do demarcador reto, completando nosso demarcador ao redor da cauda:

Adicionando um ponto de ancoragem na base para terminar de desenhar o demarcador ao redor dela.

Então, como você e eu ficaríamos aqui o dia todo se eu continuasse comentando sobre cada ponto de ancoragem. Alça de direção e segmento de demarcador enquanto contornávamos o tubarão, e já que cobrimos tudo o que precisamos saber neste ponto. Vou seguir em frente e desenhar o restante do demarcador, contornando o tubarão:

O tubarão está agora delineado pelo demarcador.

O tubarão agora foi delineado com o demarcador e, se olharmos para a paleta Demarcadores. Podemos ver que com certeza temos um demarcador no formato do tubarão:

Paleta Demarcadores do Photoshop mostrando o contorno do tubarão na miniatura de visualização.

Como aprendemos, o Photoshop nomeia automaticamente o demarcador “Demarcador de Trabalho”, o que significa que é temporário e será substituído se iniciarmos um novo. Se você quiser salvá-lo, precisará clicar duas vezes no nome “Demarcador de Trabalho” e renomeá-lo para outra coisa, como “Tubarão” neste caso. Não vou me preocupar com isso, pois não preciso salvá-lo. Tudo o que quero fazer neste ponto é converter meu demarcador em uma seleção e, como já estou na paleta Demarcadores. Farei isso clicando no ícone Carregar demarcador como seleção na parte inferior da paleta:

Clicar no ícone "Carregar demarcador como seleção" na parte inferior da paleta Demarcadores.

Eu também poderia ter usado o atalho de teclado Ctrl+Enter (Win) / Command+Return (Mac). De qualquer maneira, converte meu demarcador em uma seleção e, se eu olhar minha foto, posso ver que meu demarcador realmente se tornou uma seleção em torno do tubarão:

O demarcador ao redor do tubarão agora foi convertido em uma seleção.

Para onde ir a seguir…

Então, é isso aí o que temos! Ou seja, o tubarão agora está selecionado e pronto para quaisquer planos que tenhamos para ele. E com isso, encerramos nossa visão sobre traçar demarcadores e fazer seleções com a ferramenta Caneta no Photoshop! No próximo tutorial dessa série aprenderemos sobre Seleções de área de foco.

Entretanto, para saber mais sobre as ferramentas de seleção do Photoshop, consulte nossa série Como fazer seleções no Photoshop. Visite nossa seção Noções básicas do Photoshop para obter mais tópicos sobre o Photoshop!

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