Refinar Bordas de Seleção – Photoshop CC. Na primeira parte deste tutorial sobre a nova ferramenta de seleção de área de foco no Photoshop CC. Aprendemos que a área de foco nos permite fazer seleções com base nas áreas de foco (a profundidade de campo) de uma imagem. Tornando-a uma potencial ótima escolha para separar um objeto de seu plano de fundo.
Também aprendemos que criar uma seleção baseada em foco é realmente um processo de duas etapas. Primeiro, usamos as ferramentas na caixa de diálogo Área de Foco para criar uma seleção inicial de nosso assunto em foco. Em seguida, pegamos essa seleção inicial e a movemos para o comando Refinar Borda do Photoshop, onde a limpamos, ajustamos e a tornamos ainda melhor.
Nesta segunda parte do tutorial, aprenderemos como mover nossa seleção Área de Foco para Refinar Borda. Bem como tudo o que precisamos saber sobre como Refinar Borda funciona para que possamos criar as melhores seleções baseadas em foco possíveis. Obviamente, antes de pular para o comando Refinar Borda, primeiro você deve certificar-se de que criou sua seleção inicial usando Área de Foco.
Este tutorial é da nossa série Como fazer seleções no Photoshop.
Aqui está mais uma vez a imagem com a qual estou trabalhando:
E aqui está a aparência da minha seleção inicial. Depois de levar as coisas o mais longe possível com as ferramentas da caixa de diálogo Área de foco. Observe que, embora eu tenha conseguido separar a mulher do plano de fundo desfocado, as bordas da seleção parecem bastante ásperas e irregulares:
Vamos ver como o comando Refinar Borda do Photoshop pode pegar uma seleção como esta e transformá-la em algo mais útil e mais profissional. Começando com como mover a seleção Área de Foco para Refinar Borda. Vamos começar!
Movendo a seleção para refinar a borda
Para mover a seleção da área de foco para o comando Refinar Borda. Basta clicar no botão Selecionar e Mascarar no canto inferior esquerdo da caixa de diálogo Área de Foco:
A própria caixa de diálogo Área de Foco desaparecerá e Refinar Borda abrirá em seu lugar:
O Modo de Visualização
O Selecionar e Mascarar já existe no Photoshop há algumas versões, mas você pode notar que ele se parece muito com a nova caixa de diálogo Área de Foco, pelo menos em termos de layout geral. Ele ainda tem exatamente a mesma opção de visualização no topo, onde podemos clicar na miniatura para acessar diferentes planos de fundo para visualizar nossa seleção, como Em Branco, Em Preto, Em Camadas e assim por diante, juntamente com os mesmos atalhos de teclado em parêntese. E, assim como na área de foco, podemos alternar entre os modos de exibição do teclado pressionando repetidamente a letra F:
As ferramentas de navegação
Também temos exatamente as mesmas ferramentas de navegação no canto superior esquerdo da caixa de diálogo Selecionar e Mascarar, com ícones para selecionar a ferramenta Zoom (para aumentar e diminuir o zoom) e a ferramenta Mão (para rolar a imagem quando você aumenta o zoom):
No entanto, como mencionei na primeira parte do tutorial, é muito melhor usar os atalhos de teclado para acessar temporariamente essas ferramentas de navegação quando necessário. Para acessar a ferramenta Zoom, pressione e segure Ctrl+barra de espaço (Win) / Command+barra de espaço (Mac) e clique na imagem para aumentar o zoom, ou Alt+barra de espaço (Win) / Option+barra de espaço (Mac) e clique para diminuir o zoom. Para rolar a imagem, pressione e segure a barra de espaço sozinha para acessar a Ferramenta Mão, clique e arraste a imagem.
Detecção de aresta
A caixa de diálogo Refine Edge do Photoshop é dividida em quatro seções principais – Modo de Exibição (que acabamos de ver), Detecção de Arestas, Ajustes Globais e Configurações de Saída (outra semelhança com a caixa de diálogo Área de Foco que veremos mais tarde). Dessas quatro seções, a mais importante, de longe, é a Detecção de aresta. Este é o coração e a alma (e o cérebro) do comando Refinar Borda. Veja como funciona.
Como o nome “Detecção de Aresta” indica, o Photoshop tentará detectar onde as bordas de sua seleção realmente deveriam estar. Ele faz isso analisando as áreas ao redor do contorno de seleção original, tanto dentro da área selecionada quanto fora das áreas não selecionadas, e procura por “arestas”. Uma aresta, para o Photoshop, é uma área onde há uma transição repentina de tom ou cor entre pixels adjacentes. A única coisa que precisamos fazer é dizer ao Photoshop a que distância do contorno de seleção original ele pode parecer, uma distância conhecida como Raio.
Ajustando o tamanho do raio
Vou ampliar minha imagem para que possamos ver mais facilmente as bordas de seleção ao redor do cabelo da garota. É assim que as coisas ficam sem nenhuma detecção de borda aplicada:
Por padrão, o tamanho do Raio (ou seja, a distância externa do contorno de seleção) é definido como 0 px (pixels), o que basicamente significa que a Detecção de borda está desativada. Vou aumentar o tamanho do raio para cerca de 20 pixels arrastando o controle deslizante para a direita:
Observe o que já aconteceu com minhas bordas de seleção. Simplesmente aumentando o tamanho do Raio, o Photoshop foi capaz de adicionar mais cabelo à seleção, dando-lhe uma aparência mais natural do que aquelas bordas duras e irregulares com as quais comecei. Isso porque eu disse ao Photoshop para olhar para uma área de 20 pixels de largura ao redor do meu contorno de seleção original, dentro e fora dela, e adicionar todas as áreas (quaisquer pixels) que deveriam fazer parte da seleção (e também, para desmarcar todas as áreas que não deveria ter sido selecionado):
Se eu aumentar ainda mais o tamanho do raio, para cerca de 40 pixels:
Agora consigo uma seleção de aparência ainda mais natural à medida que mais fios de cabelo soltos são adicionados. Novamente, isso é porque eu disse ao Photoshop para olhar para uma área de 40 pixels de largura ao redor do contorno da seleção original, tanto dentro quanto fora dela, e adicionar quaisquer pixels (ou subtrair quaisquer pixels) da seleção conforme necessário:
O cabelo é um pouco difícil de ver na frente do fundo branco, então vou apertar a letra B no meu teclado para mudar rapidamente para o modo de visualização On Black, e agora consigo ver o cabelo com mais facilidade:
Mostrando o raio
Para entender melhor como o Raio funciona, ajuda realmente vê-lo. Podemos ver o Raio a qualquer momento selecionando a opção Mostrar Raio na parte superior da caixa de diálogo (à direita da miniatura da Visualização). Você também pode ativar e desativar rapidamente a opção Mostrar raio pressionando a letra J no teclado:
Com Mostrar Aresta ativado, agora vemos o Raio real aparecendo ao redor do contorno de seleção original, semelhante a se tivéssemos aplicado um traçado a ele. Esse “traço” é a área de transição entre o que está absolutamente selecionado e o que não está, onde o Photoshop analisa a imagem tentando refinar ainda mais a seleção:
Se eu aumentar ainda mais o valor do Raio, desta vez para cerca de 80 pixels, podemos ver a largura do Raio aumentando, o que significa que ainda mais da área ao redor do contorno da seleção original será analisada:
No entanto, se aumentarmos muito o tamanho do Raio, daremos ao Photoshop muita área para trabalhar e as coisas podem começar a dar errado. Áreas de fundo indesejadas podem começar a se misturar à seleção e podemos até perder áreas que inicialmente selecionamos e queríamos manter. Vou pressionar a letra J no meu teclado para desativar rapidamente a opção Mostrar Aresta, para que voltemos a visualizar a própria seleção. E agora, se olharmos para a área ao redor do cabelo, temos áreas indesejadas aparecendo Nesse caso, eu precisaria diminuir o valor do Raio para algo menor. O valor real que você precisa dependerá inteiramente da sua imagem e do tipo de assunto que você está selecionando, então será diferente a cada vez e você precisará experimentar:
Raio inteligente
O Photoshop pode fazer um bom trabalho ao refinar a seleção apenas aumentando o tamanho do raio com o controle deslizante principal, mas com imagens como a que estou usando, onde o tipo de borda varia, podemos adicionar ainda mais inteligência à detecção de aresta. Quando digo “o tipo de borda varia”, o que quero dizer é que existem bordas maiores e menos pronunciadas, como o cabelo, mas também há áreas mais nítidas e bem definidas, como as bordas da camisa. E quando digo que podemos “adicionar ainda mais inteligência”, o que quero dizer é que em situações como essa, podemos habilitar uma opção chamada Raio Inteligente.
Áreas como cabelo precisam de um Raio maior para encaixar todos os fios soltos na seleção, enquanto áreas mais nítidas e com bordas mais duras, como a borda de uma camisa, precisam de um Raio menor. No entanto, se eu ativar minha opção Mostrar raio novamente por um momento (pressionando a letra J no meu teclado), veremos que meu raio permanece exatamente com a mesma largura em toda a seleção, não importa o tipo de aresta que encontre:
Para corrigir isso, ativarei o Raio Inteligente clicando dentro de sua caixa de seleção diretamente acima do controle deslizante:
Com o Raio Inteligente ativado, o Photoshop é capaz de alterar a largura do Raio para corresponder ao tipo de aresta que encontra. Depois de ativar o Raio Inteligente, você geralmente poderá reajustar o tamanho do Raio com o controle deslizante principal para ver se consegue obter resultados ainda melhores (e é claro que você deve fazer isso com o Mostrar Aresta desativado, então você estará vendo a imagem, não o próprio Raio):
As ferramentas Refinar borda e Apagar refinamentos
Às vezes, aumentar o tamanho do Raio com o controle deslizante e até ativar o Raio Inteligente não será suficiente. Na verdade, raramente será suficiente. Você ainda terá áreas que precisam de mais refinamento, e é por isso que o Photoshop nos permite pintar manualmente em áreas adicionais do Raio usando um pincel conhecido como Ferramenta Pincel para refinar borda. Já está selecionado para nós por padrão, mas você também pode acessá-lo clicando em seu ícone à esquerda da caixa de diálogo:
Em geral, porém, a Ferramenta Pincel para refinar borda é a que você mais usará, então vamos ver como ela funciona:
Com a Ferramenta Pincel para refinar borda selecionada, simplesmente pincelamos as áreas ao redor da borda de seleção que ainda precisam ser trabalhadas. Como é uma ferramenta de pincel, podemos alterar seu tamanho de acordo com o tamanho da área que estamos pintando. Uma maneira de alterar o tamanho do pincel é arrastando o controle deslizante da opção Tamanho na Barra de opções:
Outra maneira é a partir do teclado. Pressione a tecla de colchete esquerdo ( [ ) repetidamente para diminuir o pincel ou a tecla de colchete direito ( ] ) para aumentá-lo. Em seguida, basta pintar sobre uma área onde você precisa limpar a borda. Aqui está uma área que ainda parece um pouco irregular e grumosa:
Pinceladas
Vou pintar uma única pincelada sobre a área com a Ferramenta Pincel para refinar borda, tentando obter o máximo possível de fios soltos de cabelo sem ir muito longe no fundo:
Quando libero o botão do mouse, o Photoshop adiciona essa área ao Raio, analisa as bordas e pode adicionar mais cabelo à seleção enquanto, ao mesmo tempo, remove o fundo indesejado. É uma coisa poderosa:
Às vezes, podem ser necessárias algumas passagens com a ferramenta Pincel para refinar borda, ou várias pinceladas menores em vez de uma pincelada contínua, para limpar uma área. Aqui está outro ponto problemático. A borda de seleção ainda parece muito suave e confusa:
Desta vez, tentarei pintar várias pinceladas menores, o que permite que o Photoshop analise o problema em partes menores. Se você cometer o que parece ser um grande erro, Refinar Borda nos dá um nível de desfazer. Simplesmente pressione Ctrl+Z (Win) / Command+Z (Mac) para desfazer sua última pincelada e continue:
Ativando e desativando a visualização
A qualquer momento, podemos comparar o trabalho que estamos fazendo em Refinar Borda com a aparência de nossas bordas de seleção originais ativando a opção Mostrar Original abaixo de Mostrar Aresta na parte superior da caixa de diálogo. Também podemos ativar e desativar Mostrar original pressionando a letra P no teclado:
Ao contrário da opção Visualizar na caixa de diálogo Área de foco, ativar Mostrar original não nos mostrará a imagem original. Em vez disso, ele nos mostra nossas bordas de seleção originais como elas apareceram antes de abrir o Refinar Borda (Dica: Se você quiser ver sua imagem original enquanto trabalha no Refine Edge, pressione a tecla X no teclado. Pressione X novamente para retornar ao Refinar Borda Visão de borda):
As opções de ajustes globais
Abaixo da detecção de borda, há quatro opções de ajustes globais que podemos usar para alguns ajustes adicionais, embora essas opções sejam muito mais básicas e careçam da inteligência das ferramentas de detecção de borda. Arrastar o controle deslizante Suave irá suavizar quaisquer arestas irregulares restantes, enquanto o controle deslizante Difusão simplesmente suavizará a seleção, algo que você geralmente deve evitar.
A terceira e a quarta opções costumam ser mais úteis. Arrastar o controle deslizante de Contraste para a direita apertará as bordas da seleção (mais ou menos o oposto do controle deslizante Difusão), enquanto Deslocar Aresta expandirá ou contrairá toda a seleção como um todo (um valor negativo de Shift Edge moverá toda a borda da seleção para dentro, enquanto um valor positivo irá expandi-lo para fora). Aqui está um close da manga da camisa da menina. Observe como a borda parece suave e não bem definida:
Vou arrastar o controle deslizante Contraste para cerca de 22%:
Ao aumentar o contraste, a borda agora parece mais firme e limpa. Eu também poderia tentar trazer a borda ainda mais arrastando o controle deslizante Shift Edge um pouco para a direita:
Continuarei percorrendo a imagem para limpar as áreas problemáticas restantes. Aqui está o meu resultado final:
Saída da seleção final
Criamos nossa seleção baseada em foco inicial com Área de Foco e refinamos as arestas com as ferramentas Refinar Borda (Selecionar e Mascarar). A seção Configurações de Saída é onde decidimos como queremos dar saída à seleção final e podemos escolher entre várias opções, incluindo um contorno de seleção tradicional, uma máscara de camada, uma nova camada e assim por diante. Clique na caixa Saída para, para visualizar todas as opções:
Antes de enviar minha seleção, porém, há uma opção restante a ser observada primeiro — Descontaminação de cores. Se olharmos ao longo da borda do cabelo nesta área, podemos ver que está parecendo um pouco esverdeado:
Para corrigir problemas como esse, podemos ativar Descontaminar cores, que tentará corrigir essa franja de cores alterando fisicamente a cor dos pixels ao redor da borda externa. Depois de habilitar Descontaminar cores, você pode ajustar a Quantidade de correção arrastando o controle deslizante:
Depois de ativar Descontaminar Cores, o problema desaparece e o verde é removido:
Há vários problemas a serem observados antes de decidir usar a opção Descontaminar cores. Primeiro, como mencionei, o Photoshop altera fisicamente a cor de alguns dos pixels da sua imagem, o que significa que é uma modificação destrutiva (o tipo de edição permanente que geralmente tentamos evitar). Em segundo lugar, nem sempre funciona, ou pode funcionar bem em uma área, mas na verdade introduz novos problemas em outra. E terceiro, assim que você seleciona Descontaminar cores, o Photoshop limita suas opções de saída. Ele seleciona automaticamente Nova camada com máscara de camada e impede que você envie para um contorno de seleção padrão ou uma máscara de camada. Observe que as duas primeiras opções agora estão esmaecidas:
Configuração de saída
Para este tutorial, quero apenas exibir minha seleção como um esboço de seleção tradicional de “formigas em marcha”, então, para fazer isso, desligo a opção Descontaminar cores e escolho Seleção no menu:
Clicarei em OK na parte inferior da caixa de diálogo Refinar Borda para aceitar todas as minhas configurações e exibir a seleção:
A caixa de diálogo Refina Borda desaparece e volto a ver minha imagem original, desta vez com um contorno de seleção padrão aparecendo em torno de meus assuntos:
Mencionei no início da primeira parte que meu objetivo final era deixar meus assuntos em cores enquanto convertia o fundo em preto e branco. Então agora que tenho minha seleção baseada em foco, vamos terminar rapidamente o efeito. Primeiro, clicarei no ícone Nova camada de ajuste na parte inferior do painel Camadas:
Vou escolher uma camada de ajuste Matiz/Saturação da lista:
Painel propriedades
Os controles e opções para a camada de ajuste Matiz/Saturação aparecem no painel Propriedades do Photoshop. Para remover a cor, simplesmente diminuirei o valor da saturação até -100 arrastando o controle deslizante para a extrema esquerda:
O único problema é que acabei com exatamente o oposto do que queria. Meus assuntos agora estão em preto e branco, enquanto o fundo permanece em cores. E isso porque eu selecionei meus assuntos, não o plano de fundo:
Para corrigir isso, vou mudar dos controles Matiz/Saturação para minha máscara de camada clicando no ícone Mascara na parte superior do painel Propriedades:
Nas opções de máscara de camada, clicarei no botão Inverter na parte inferior:
Isso inverte a máscara de camada para que o plano de fundo agora seja afetado pela camada de ajuste Matiz/Saturação. Enquanto meus assuntos principais são protegidos, dando-me o efeito de coloração seletiva que procuro:
Como acontece com a maioria das ferramentas automatizadas do Photoshop. As seleções que você obtém com Área de foco e Refinar Borda nem sempre serão perfeitas. Ainda há algumas áreas na minha imagem que eu poderia retocar pintando manualmente com um pincel na máscara da camada de ajuste. No entanto, na maioria das vezes, como vimos na primeira parte do tutorial. A ferramenta Área de Foco foi capaz de fazer um ótimo trabalho ao separar meus assuntos de seu plano de fundo. E aqui na parte dois, Refinar Borda (Selecionar e Mascarar) foi capaz de fazer isso com a seleção inicial, ainda mais com resultados impressionantes.
Para onde ir a seguir…
Então, é isso o temos! Essa é a nossa primeira olhada em como fazer seleções com base na profundidade de campo em uma imagem usando a ferramenta de seleção de área de foco. Bem como o não novo, mas sempre impressionante comando Refinar Borda, no Photoshop CC! Para saber mais sobre as ferramentas de seleção do Photoshop, consulte nossa série Como fazer seleções no Photoshop. Ou visite nossa seção Noções básicas do Photoshop para obter mais tópicos sobre o Photoshop!