Pular para o conteúdo
Início » Imagens de alto nível com super resolução no Adobe Camera Raw

Imagens de alto nível com super resolução no Adobe Camera Raw

  • 12 min read (de leitura)

Imagens de alto nível com super resolução no Adobe Camera Raw. Veja como aumentar uma imagem para 4x seu tamanho original usando Super Resolução no Adobe Camera Raw, que usa IA para dobrar a largura e a altura da sua foto sem perda de detalhes ou nitidez.

Quer redimensionar instantaneamente uma imagem para 4x seu tamanho original sem perder nitidez ou detalhes? Então você deverá usar Super Resolução no Adobe Camera Raw.

A Super Resolução usa IA e aprendizado de máquina para dobrar de forma inteligente a largura e a altura da sua imagem, resultando em um novo arquivo quatro vezes maior que a foto original.

E embora os métodos de aumento de escala do Photoshop possam tornar as imagens muito suaves, a Super Resolução no Camera Raw usa aprendizado de máquina para preencher o espaço adicionado com novos detalhes para que a versão aumentada tenha uma aparência tão boa ou até melhor que a original.

Quando usar a super resolução

A Super Resolução é uma ótima maneira de dobrar a largura e a altura da sua foto e é perfeita para quando você precisa:

  • Aprimore uma imagem para imprimir em um tamanho maior
  • Ampliar uma foto que foi muito cortada
  • Ou aprimore uma foto antiga tirada com uma câmera de resolução mais baixa

Provavelmente o uso mais comum da super resolução, e o que eu mais uso pessoalmente, é aumentar a escala de uma foto que foi cortada para um tamanho muito menor. Então é isso que farei neste tutorial.

Quais tipos de arquivo a Super Resolução suporta?

A super resolução funciona melhor com arquivos raw porque o Camera Raw pode usar as informações extras do arquivo raw para aprimorar ainda mais os detalhes. Mas também funciona com arquivos JPEG e TIFF e você ainda obterá ótimos resultados.

Há alguma desvantagem ou limitação da Super Resolução?

Por mais impressionante que a Super Resolução seja no aumento de imagens, existem algumas limitações que você deve conhecer:

  • Não consertará magicamente uma imagem que está fora de foco. Tudo o que você obterá é uma versão maior de uma imagem fora de foco.
  • Aumentar a escala de uma imagem em 4x pode aumentar drasticamente o tamanho do arquivo, especialmente ao trabalhar com arquivos brutos. Você verá o que quero dizer no final deste tutorial.
  • A super resolução não pode ser aplicada à mesma imagem mais de uma vez.
  • Por fim, a largura ou altura de uma imagem no Camera Raw não pode exceder 65.000 pixels ou 500 megapixels (MP). Mas a maioria das fotos fica bem abaixo desse limite, mesmo com 4x o tamanho original, então geralmente não é algo com que se preocupar.

Vamos começar!

Abrindo a imagem no Camera Raw

A melhor maneira de abrir imagens no Camera Raw é no Adobe Bridge porque o Bridge facilita a abertura não apenas de arquivos raw no Camera Raw, mas também de arquivos JPEG e TIFF. O Bridge está incluído no Photoshop e pode ser instalado usando o aplicativo Creative Cloud Desktop.

No Bridge, navegue até a pasta que contém sua imagem. Novamente, pode ser um arquivo raw, JPEG ou TIFF. Estou usando um NEF (que é um arquivo bruto). Clique na miniatura da imagem para selecioná-la.

Em seguida, clique no ícone “Abrir no Camera Raw” na barra de opções.

Imagens de alto nível com super resolução no Adobe Camera Raw

Em seguida a imagem abrirá no Camera Raw. Esta é uma foto tirada com uma câmera Nikon D7500 e fui em frente e fiz algumas edições.

Então vamos ver como é fácil aumentar a imagem com Super Resolução tornando-a em imagens de alto nível.

Abrindo a tira de filme do Camera Raw

Mesmo com apenas uma imagem aberta, você deve mostrar a tira de filme do Camera Raw. Isso ocorre porque a Super Resolução cria um novo arquivo DNG e ter a tira de filme aberta facilitará a alternância entre as versões original e ampliada da imagem para comparar os resultados.

Para mostrar a tira de filme, clique no ícone Mostrar tira de filme abaixo do canto inferior esquerdo da imagem.

Imagens de alto nível com super resolução no Adobe Camera Raw

A tira de filme é aberta na parte inferior da interface do Camera Raw ou pode aparecer na lateral esquerda, dependendo das configurações.

Imagens de alto nível com super resolução no Adobe Camera Raw

Visualizando o tamanho atual da imagem

O Camera Raw exibe a largura e a altura atuais da imagem na parte inferior.

Aqui vemos que minha imagem é muito pequena, com apenas 2.364 pixels de largura e 1.959 pixels de altura, ou 4,6 megapixels (MP).

Imagens de alto nível com super resolução no Adobe Camera Raw

Mesmo assim, esta imagem tirada com uma Nikon D7500, que é uma câmera de 20 megapixels. Então, por que esta foto tem apenas 3,4 megapixels?

O motivo é que a imagem está cortada. Se eu redefinir o corte por um momento, veremos a foto inteira em toda a sua glória.

E na parte inferior, o Camera Raw mostra que, com certeza, esta é uma imagem de 20 megapixels (5.568 px de largura por 3.712 px de altura).

Imagens de alto nível com super resolução no Adobe Camera Raw

Pressionarei Ctrl+Z em um PC com Windows ou Command+Z em um Mac para restaurar o corte.

Onde encontrar super resolução no Camera Raw

Existem algumas maneiras de acessar a Super Resolução. Uma é clicar com o botão direito em qualquer lugar da imagem e escolher Aprimorar no menu.

Imagens de alto nível com super resolução no Adobe Camera Raw

Ou você pode clicar no ícone Mais (os três pontos) na parte inferior da barra de ferramentas à direita.

Clicando no ícone Mais na barra de ferramentas.

Em seguida, escolha Aprimorar.

Escolhendo Aprimorar no menu Mais.

A caixa de diálogo Aprimorar

De qualquer forma, abre a caixa de diálogo Aprimorar, com Super Resolução selecionada.

Como diz no topo, o Aprimorar usa IA para melhorar a qualidade da imagem e o resultado será salvo como um novo arquivo DNG.

Super Resolução e Denoise não são compatíveis

Na atualização do Camera Raw de abril de 2023, a Adobe adicionou outro novo recurso de IA chamado Denoise, que também é encontrado na caixa de diálogo Aprimorar. Denoise usa IA para remover ruído em fotos capturadas com configurações ISO altas. Ele faz um trabalho notável e abordo Denoise em um tutorial separado .

Mas Denoise e Super Resolução não podem ser usados ​​na mesma imagem. Você precisa escolher um ou outro.

Portanto, se Denoise estiver selecionado, você precisará desmarcá-lo e selecionar Super Resolução.

Visualizando a imagem ampliada

janela Visualização na caixa de diálogo Aprimorar mostra um close da aparência da imagem ampliada com a Super Resolução ativada. Clique e arraste dentro da janela de visualização para rolar a imagem e inspecionar diferentes áreas.

Clique e segure na janela para visualizar o resultado com a Super Resolução desativada. Em seguida, solte o botão do mouse para ligá-lo novamente.

À esquerda, o olho do pássaro e as penas parecem muito suaves quando aumentados sem Super Resolução. Mas à direita, a Super Resolução adiciona novos detalhes suficientes para manter a imagem aprimorada com aparência nítida.

Você pode clicar na lupa no canto inferior direito para ajustar a imagem inteira na janela de visualização.

Em seguida, clique em uma parte diferente da imagem. Clicarei no pássaro menor à esquerda.

E a visualização amplia esse ponto.

Novamente, se eu clicar e segurar na janela de visualização, o pássaro parecerá muito suave sem Super Resolução (esquerda). Mas quando solto o botão do mouse, a Super Resolução adiciona muito mais detalhes (à direita).

Como aplicar Super Resolução à imagem

Executar a Super Resolução é fácil. Como a IA faz todo o trabalho, não há opções confusas com que se preocupar.

A caixa de diálogo Aprimorar mostra o tempo estimado que levará para aumentar a escala da imagem. No meu caso é em torno de 10 minutos, mas isso vai depender da sua imagem e do seu computador. Também pode demorar um pouco mais se você tiver feito edições usando outras ferramentas de IA do Camera Raw, como Content-Aware Remove ou máscaras com tecnologia de IA.

Para aprimorar a imagem, basta clicar no botão Aprimorar.

Uma barra de progresso aparece no canto inferior esquerdo da interface do Camera Raw.

A barra de progresso.

E depois de alguns momentos, a versão ampliada aparece.

A imagem ampliada salva-se como um novo arquivo DNG

Super Resolução cria um novo arquivo DNG que abre automaticamente no Camera Raw. As edições feitas na imagem original transfere automáticamente para a nova.

O Camera Raw adiciona “Aprimorar-SR” (para Super Resolução) ao nome do novo arquivo, como vemos no topo.

O novo nome do arquivo.

E com a película aberta, uma miniatura do novo arquivo aparece abaixo da imagem original. Você pode clicar nas miniaturas para comparar as duas versões.

A tira de filme mostrando as imagens originais e ampliadas.

A imagem em super resolução tem 4x o tamanho original

Olhando novamente para o tamanho da imagem na parte inferior da interface do Camera Raw, o novo arquivo tem o dobro da largura e o dobro da altura da foto original, tornando-o quatro vezes maior.

Se você se lembra, minha imagem original tinha 2.364 pixels por 1.959 pixels, ou 4,6 megapixels. Mas a versão em Super Resolução tem 4.728 pixels por 3.918 pixels, ou 18,5 megapixels.

A imagem ampliada tem o dobro da largura e altura do original.

A imagem ampliada é nítida e detalhada

Para realmente ver a diferença entre as versões original e ampliada da imagem, precisamos aumentar o zoom.

À esquerda está a foto original ampliada para 200%. E à direita está a versão ampliada em 100%. Isso permite que ambas as versões apareçam do mesmo tamanho na minha tela.

Se você olhar do ponto de vista de um pássaro em ambas as versões, a imagem em super resolução à direita é visivelmente mais nítida. E as penas na imagem ampliada bem detalhadas e texturizadas.

O mesmo acontece com o pássaro menor. Novamente, a imagem original à esquerda é ampliada para 200% e a imagem ampliada à direita está em 100% para parecerem do mesmo tamanho.

O original é suave e embaçado. Mas a versão aprimorada com IA da Super Resolução parece ótima.

Salvando a imagem após executar a Super Resolução

Para salvar sua imagem após aumentá-la com Super Resolução, basta clicar em Concluído para fechar o Camera Raw. Ou clique em Abrir para fechar o Camera Raw e enviar a imagem ao Photoshop para edição posterior.

Clicarei em Concluído para simplesmente fechar o Camera Raw.

Fechando o Camera Raw.

De volta ao Adobe Bridge, a versão ampliada aparece ao lado da foto original.

Tamanho de arquivo superdimensionado da Super Resolução

Entretanto, a principal desvantagem de usar a Super Resolução é o tamanho do arquivo da imagem ampliada. A imagem em si pode ser quatro vezes maior que a original, mas o tamanho do arquivo é muito maior.

Sendo assim, podemos ver os tamanhos dos arquivos no Adobe Bridge. Minha foto original (à esquerda) tem 23,43 MB, mas a versão em Super Resolução (à direita) tem impressionantes 266,4 MB, o que a torna mais de onze vezes maior. Portanto, embora possa ser tentador aprimorar cada imagem, a menos que você tenha espaço de armazenamento ilimitado, você pode limitar a Super Resolução apenas às fotos que realmente precisam dela.

Resumo

Então é isso aí o que temos! Imagens de alto nível com a super resolução no Adobe Camera Raw aumenta instantaneamente sua imagem para 4x o tamanho original, usando IA e aprendizado de máquina para dobrar a largura e a altura da foto, preservando a nitidez e os detalhes. Porém, tendo espaço de armazenamento sufuciente, a Super Resolução é a maneira ideal de aprimorar imagens para impressões maiores. Ou para criar um plano de fundo de área de trabalho em 4K. Bem como ampliar fotos que fora cortada grande parte do tamanho original.

1 comentário em “Imagens de alto nível com super resolução no Adobe Camera Raw”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Optimized by Optimole
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. View more
Cookies settings
Entendi
Decline
Privacidade & Política de Cookies
Privacy & Cookies policy
Cookie nameActive

Quem somos

O endereço do nosso site é: https://www.wilson66.com.br.

Quais dados pessoais coletamos e porque

Comentários

Quando os visitantes deixam comentários no site, coletamos os dados mostrados no formulário de comentários, além do endereço de IP e de dados do navegador do visitante, para auxiliar na detecção de spam.Uma sequência anonimizada de caracteres criada a partir do seu e-mail (também chamada de hash) poderá ser enviada para o Gravatar para verificar se você usa o serviço. A política de privacidade do Gravatar está disponível aqui: https://automattic.com/privacy/. Depois da aprovação do seu comentário, a foto do seu perfil fica visível publicamente junto de seu comentário.

Suas informações de contato

"Suas informações de contato são a ponte que conecta você ao mundo. Elas representam sua presença no espaço digital e físico, permitindo que outros o encontrem, se comuniquem e interajam com você. Proteger e gerenciar esses dados é fundamental para garantir sua privacidade, segurança e controle sobre suas interações pessoais e profissionais."

Mídia

Se você envia imagens para o site, evite enviar as que contenham dados de localização incorporados (EXIF GPS). Visitantes podem baixar estas imagens do site e extrair delas seus dados de localização.

Formulários de contato

Cookies

Ao deixar um comentário no site, você poderá optar por salvar seu nome, e-mail e site nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente quando fizer outro comentário. Estes cookies duram um ano.Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador.Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar "Lembrar-me", seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos.Se você editar ou publicar um artigo, um cookie adicional será salvo no seu navegador. Este cookie não inclui nenhum dado pessoal e simplesmente indica o ID do post referente ao artigo que você acabou de editar. Ele expira depois de 1 dia.

Mídia incorporada de outros sites

Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos, etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site.Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.

Análises

Com quem partilhamos seus dados

Por quanto tempo mantemos os seus dados

Se você deixar um comentário, o comentário e os seus metadados são conservados indefinidamente. Fazemos isso para que seja possível reconhecer e aprovar automaticamente qualquer comentário posterior ao invés de retê-lo para moderação.Para usuários que se registram no nosso site (se houver), também guardamos as informações pessoais que fornecem no seu perfil de usuário. Todos os usuários podem ver, editar ou excluir suas informações pessoais a qualquer momento (só não é possível alterar o seu username). Os administradores de sites também podem ver e editar estas informações.

Quais os seus direitos sobre seus dados

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhuns dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Para onde enviamos seus dados

Comentários de visitantes podem ser marcados por um serviço automático de detecção de spam.

Como Protegemos Seus Dados

A proteção dos seus dados pessoais é uma prioridade para nós e implementamos diversas medidas para garantir a segurança e privacidade das informações que você compartilha conosco. Abaixo, descrevemos algumas das medidas que adotamos:**1. Criptografia:** Utilizamos protocolos de criptografia robustos para proteger a transmissão de dados entre o seu dispositivo e nossos servidores, garantindo que suas informações permaneçam confidenciais durante o tráfego pela internet.**2. Acesso Restrito:** Limitamos o acesso aos seus dados pessoais apenas a funcionários autorizados que necessitam dessas informações para desempenhar suas funções específicas. Além disso, implementamos controles de acesso e autenticação para garantir que apenas pessoas autorizadas possam acessar esses dados.**3. Segurança dos Servidores:** Nossos servidores são protegidos por firewalls, sistemas de detecção de intrusões e outras medidas de segurança para impedir acessos não autorizados e proteger seus dados contra ameaças externas.**4. Atualizações e Patches:** Mantemos nossos sistemas e software atualizados com as últimas correções de segurança para mitigar vulnerabilidades conhecidas e proteger contra ataques cibernéticos.**5. Monitoramento de Atividades:** Realizamos monitoramento contínuo das atividades em nossos sistemas para identificar e responder rapidamente a quaisquer atividades suspeitas ou tentativas de acesso não autorizado.**6. Educação e Conscientização:** Promovemos a conscientização e a formação em segurança da informação entre nossos funcionários para garantir que compreendam a importância da proteção dos dados e saibam como agir de forma segura em relação às informações dos usuários.**7. Auditorias e Avaliações:** Realizamos auditorias periódicas e avaliações de segurança para garantir o cumprimento das políticas e padrões estabelecidos, bem como para identificar áreas de melhoria em nossos controles de segurança de dados.**8. Parcerias com Fornecedores Confiáveis:** Quando necessário, selecionamos cuidadosamente fornecedores e parceiros que atendam aos mais altos padrões de segurança e privacidade, garantindo que seus dados estejam protegidos mesmo quando compartilhados com terceiros.Estas são apenas algumas das medidas que implementamos para proteger seus dados pessoais. Estamos comprometidos em manter a segurança e privacidade das suas informações e em continuar aprimorando nossas práticas de proteção de dados conforme as tecnologias e ameaças evoluem. Se tiver alguma dúvida ou preocupação sobre a segurança dos seus dados, não hesite em nos contatar.
Save settings