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O Comando Intervalo de Cores – Seleções do Photoshop

O Comando Intervalo de Cores. Neste tutorial de nossa série sobre Seleções do Photoshop, aprenderemos tudo sobre o comando Intervalo de Cores e por que ele é uma ótima ferramenta para selecionar áreas em uma imagem com base em tom ou cor.

O comando Intervalo de Cores é semelhante à Ferramenta Varinha Mágica, pois ambos são usados ​​para selecionar áreas com base em valores tonais e de cores, mas é aí que as semelhanças terminam. A varinha mágica foi introduzida pela primeira vez na primeira versão do Photoshop e, embora ainda possa ser útil às vezes, não demorou muito para o pessoal da Adobe perceber que poderia ter feito algo melhor.

No Photoshop 3, eles introduziram o comando Intervalo de Cores como uma espécie de substituto para a Varinha Mágica. No entanto, apesar de todos os seus recursos avançados e flexibilidade, sem mencionar seus resultados amplamente aprimorados, o comando Intervalo de Cores tornou-se nada mais do que um dos segredos mais bem guardados do Photoshop, enquanto a Varinha Mágica permaneceu a ferramenta de escolha para a maioria dos usuários.

Neste tutorial, aprenderemos por que o comando Intervalo de Cores, e não a Varinha Mágica, é a ferramenta que você deve usar ao fazer seleções baseadas em tons e cores.

Este tutorial é da nossa série Como fazer seleções no Photoshop.

Onde encontrar o comando de intervalo de cores

A primeira diferença entre Intervalo de Cores e Varinha Mágica é que o Intervalo de Cores não é realmente uma ferramenta de seleção, e é por isso que você não o encontrará misturado com a Varinha Mágica e outras ferramentas no painel Ferramentas. Intervalo Cores é um comando de seleção, e podemos acessá-lo do mesmo local onde acessamos outros comandos – a Barra de Menu na parte superior da tela. Vá até o menu Selecionar na Barra de Menu e escolha Intervalo de Cores:

O Comando Intervalo de Cores – Seleções do Photoshop

Isso abre a caixa de diálogo Intervalo de cores. Se você usa a Varinha Mágica há algum tempo e só agora está vendo o Intervalo de Cores pela primeira vez, pode estar pensando “Nossa, não é de admirar que a maioria das pessoas ainda use a Varinha Mágica! O que diabos estou vendo aqui? “. À primeira vista, o comando Intervalo Cores pode parecer um pouco intimidador. Afinal, com a Varinha Mágica, basta selecionar a ferramenta no painel Ferramentas e clicar na imagem. Mas não se deixe enganar pelas primeiras impressões. O Intervalo de Cores é muito fácil de usar quando você sabe como funciona (o que, é claro, você saberá depois de ler este tutorial!):

O Comando Intervalo de Cores – Seleções do Photoshop

A opção de seleção

Vamos dar uma olhada rápida em algumas das coisas que estamos vendo na caixa de diálogo Color Range. Veremos as opções mais importantes por enquanto e deixaremos as outras para um pouco mais tarde. No topo da caixa de diálogo está a opção Selecionar. Por padrão, é definido como Amostras de Cores:

O Comando Intervalo de Cores – Seleções do Photoshop

A opção Selecionar controla o que selecionaremos na imagem. Com a opção definida como Amostras de Cores, o comando Intervalo de Cores se comporta de maneira muito parecida com a Varinha Mágica. Podemos selecionar pixels que compartilham a mesma cor ou semelhante apenas clicando em uma área dessa cor na imagem. O Photoshop “amostra” a cor em que clicamos e seleciona todos os pixels que são iguais ou dentro de um determinado intervalo dessa cor (daí o nome “Intervalo de cores”).

Na maioria dos casos, você deixar a opção Selecionar definida como Amostras de Cores, mas diferentemente da Varinha Mágica, o comando Intervalo de Cores nos dá maneiras adicionais de selecionar pixels. Se você clicar nas palavras “Amostras de Cores”, abrirá uma lista com as diferentes opções de seleção que podemos escolher. Por exemplo, podemos selecionar instantaneamente todos os pixels de uma cor específica (vermelhos, amarelos, azuis, etc.) simplesmente escolhendo essa cor na lista. Ou podemos selecionar rapidamente os pixels mais brilhantes da imagem, escolhendo Destaques, ou os pixels mais escuros, escolhendo Sombras. Essas opções adicionais podem ser úteis em certas situações, mas, como mencionei, na maioria das vezes você deve deixar a opção definida como Amostras de Cores, que é o que focaremos neste tutorial:

O Comando Intervalo de Cores – Seleções do Photoshop

As Ferramentas Conta-gotas

Ao usar a Varinha Mágica para selecionar áreas de cores semelhantes em uma imagem, clicamos na imagem com a própria Varinha Mágica. Com Intervalo de Cores, clicamos na imagem com uma ferramenta conta-gotas. Na verdade, Intervalo de Cores nos dá três ferramentas conta-gotas – uma para fazer a seleção inicial, uma para adicionar à seleção e outra para subtrair da seleção – e elas se encontram no lado direito da caixa de diálogo.

Da esquerda para a direita, temos a principal Ferramenta Conta-gotas. Usada para fazer nossa seleção inicial de cores (basta clicar na imagem com a Ferramenta Conta-gotas para selecionar a cor desejada). A Ferramenta Adicionar à Amostra para adicionar cores adicionais à seleção, e a ferramenta Subtrair da amostra para remover cores da seleção. Podemos alternar entre as ferramentas clicando em seus ícones, mas na verdade não há necessidade de fazer isso.

A ferramenta Conta-gotas principal é selecionada para nós por padrão e podemos alternar temporariamente para as outras ferramentas diretamente do teclado. Para alternar para a ferramenta Adicionar à amostra, mantenha pressionada a tecla Shift e clique na imagem para adicionar novas áreas à seleção. Para acessar a ferramenta Subtrair da amostra no teclado, mantenha pressionada a tecla Alt (Win) / Option (Mac) e clique na imagem para remover uma área da seleção. Em outras palavras, agora que você sabe que esses três ícones estão aqui, pode esquecê-los com segurança:

O Comando Intervalo de Cores – Seleções do Photoshop

A Janela de Pré-visualização da Seleção

Na metade inferior da caixa de diálogo está a janela de visualização da seleção, onde podemos ver uma visualização ao vivo de quais áreas da imagem selecionamos após clicar com o conta-gotas. A janela de visualização exibe nossa seleção como uma imagem em tons de cinza. Se você estiver familiarizado com a forma como as máscaras de camada trabalham, a janela de visualização funciona exatamente da mesma maneira.

As áreas da imagem totalmente selecionadas aparecerão em branco na janela de visualização, enquanto as áreas não selecionadas aparecerão em preto. No meu caso aqui, nada está selecionado no momento, então minha janela de visualização está preenchida com preto sólido. Como veremos, o comando Intervalo Cores também é capaz de selecionar parcialmente os pixels, por isso nos dá resultados melhores e mais naturais do que a Varinha Mágica. As áreas parcialmente selecionadas aparecem como tons de cinza na janela de visualização. Mais uma vez, veremos como isso funciona em um momento oportuno:

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Imprecisão

Depois de clicar em uma cor da imagem, o Photoshop segue em frente e seleciona todos os pixels da imagem que são da mesma cor, bem como os pixels semelhantes a essa cor, mais claros ou mais escuros. Mas exatamente quanto mais claros ou mais escuros podem ser os outros pixels para que sejam incluídos na seleção? Precisamos de uma maneira de dizer ao Photoshop qual é o intervalo aceitável para que todos os pixels que se enquadram nesse intervalo sejam incluídos na seleção, enquanto os pixels que estão fora desse intervalo, porque são muito mais claros ou muito mais escuro que a cor em que clicamos, não será selecionado.

Tanto o comando Varinha Mágica quanto o Intervalo de Cores nos fornecem maneiras de dizer ao Photoshop qual deve ser o intervalo aceitável. Com a Varinha Mágica, usamos a opção Tolerância na barra de opções. Quanto mais alto definirmos o valor de Tolerância, mais amplo será o intervalo aceitável.

Por exemplo, se deixarmos o valor de Tolerância definido como padrão de 32 e clicarmos em uma cor na imagem, o Photoshop selecionará todos os pixels da mesma cor do pixel em que clicamos, mais todos os pixels que estão dentro de 32 níveis de brilho mais claros e 32 níveis de brilho mais escuros. Aumentar o valor de tolerância para 100 significa que selecionaremos todos os pixels que estão dentro de 100 níveis de brilho mais claros ou mais escuros do que a cor em que clicamos, enquanto definir o valor de tolerância para 0 significa que selecionaremos apenas os pixels que são exatamente da mesma cor, nada mais:

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A opção Grau de seleção

A caixa de diálogo Color Range nos dá uma maneira semelhante de definir o intervalo aceitável, exceto que aqui não é chamado Tolerância, é chamado Grau de seleção, e tem uma grande vantagem sobre a opção Tolerância da Varinha Mágica. Usamos o valor Grau de seleção da mesma forma que usamos Tolerância. Quanto mais alto definirmos o valor de imprecisão, mais níveis de brilho incluímos na faixa aceitável. Um valor de Grau de Seleção de 40, por exemplo, selecionará todos os pixels que são exatamente da mesma cor do pixel em que clicamos, mais todos os pixels que estão dentro de 40 valores de brilho mais claros ou mais escuros. Quaisquer pixels com 41 ou mais níveis de brilho mais claros ou mais escuros serão excluídos da seleção.

Opção Tolerância

A opção Tolerância, no entanto, é um tipo de coisa “acertar ou errar”. Se clicarmos na imagem com a varinha mágica e percebermos que não conseguimos a seleção que precisávamos porque usamos o valor de tolerância errado, tudo o que podemos fazer é inserir um valor diferente, clicar na imagem e tentar novamente. Essa abordagem de “tentativa e erro” para selecionar pixels pode se tornar frustrante muito rapidamente. É aqui que o comando Intervalo de Cores realmente brilha sobre a Varinha Mágica.

Ao contrário do valor Tolerância, que nos obriga a adivinhar o valor correto antes de clicar na imagem, o valor Grau de Seleção pode ser facilmente ajustado após nós clicamos! Tudo o que precisamos fazer é clicar uma vez na imagem para fazer a seleção inicial e, em seguida, podemos ajustar a seleção simplesmente arrastando o controle deslizante Grau de Seleção para a esquerda ou direita para aumentar ou diminuir o intervalo. Uma visualização ao vivo de nossa seleção aparecerá na janela de visualização enquanto arrastamos o controle deslizante para que não haja necessidade de adivinhação. Veremos um exemplo de como o Grau de seleção funciona em um momento oportuno:

O Comando Intervalo de Cores – Seleções do Photoshop

Caixa de diálogo Intervalo de Cores em ação

Agora que abordamos os fundamentos da caixa de diálogo Intervalo de Cores, vamos vê-la em ação. Aqui está um documento que abri no Photoshop composto por um gradiente simples de azul escuro para claro, com uma barra amarela passando pelo meio:

O Comando Intervalo de Cores – Seleções do Photoshop

Digamos que eu queira selecionar parte do gradiente azul usando o comando Color Range. Primeiro, vou até o menu Selecionar na parte superior da tela e escolho Intervalo de Cores. Então, quando a caixa de diálogo Intervalo de Cores aparecer, vou me certificar de que minha principal ferramenta Conta-gotas esteja selecionada (que, como aprendemos, já deve estar selecionada por padrão):

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Com a principal ferramenta Conta-gotas ativa, clicarei em algum lugar no meio do gradiente para obter uma amostra de um tom de azul:

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Selecionei parte da imagem com base no tom de azul

Se olharmos para a janela de pré-visualização da seleção na caixa de diálogo, veremos que agora selecionei parte da imagem com base no tom de azul em que cliquei. A área branca representa os pixels selecionados, enquanto as áreas pretas não fazem parte da seleção:

O Comando Intervalo de Cores – Seleções do Photoshop

Se eu clicar em uma parte diferente do gradiente, obterei um resultado diferente. Vou clicar em um tom mais escuro de azul desta vez:

O Comando Intervalo de Cores – Seleções do Photoshop

A janela de visualização agora mostra que selecionei uma parte diferente da imagem:

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E se eu clicar em um tom mais claro de azul no gradiente:

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A janela de visualização é atualizada para mostrar que agora selecionei uma parte mais clara da imagem:

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Clicando na barra amarela

Observe que não importa onde eu cliquei no gradiente azul, o Photoshop ignorou completamente a barra amarela no meio. Se eu clicar na barra amarela:

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A visualização agora me mostra que a barra amarela está selecionada, enquanto o gradiente azul acima e abaixo está sendo ignorado:

O Comando Intervalo de Cores – Seleções do Photoshop

Vou clicar novamente no meio do gradiente azul para que possamos dar uma olhada na opção Grau de Seleção e como ela nos permite ajustar nossa seleção em tempo real:

O Comando Intervalo de Cores – Seleções do Photoshop

Vemos na janela de visualização que mais uma vez selecionei uma área no meio:

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Aumentar o valor de Grau de seleção

Quando cliquei no meio do gradiente, meu valor Grau de Seleção foi definido como 40, o que significa que o Photoshop selecionou o tom exato de azul em que cliquei, mais 40 tons mais claros ou mais escuros. Mas e se meu valor de imprecisão não for alto o suficiente e eu precisar selecionar uma gama maior de cores? Não é um problema! Tudo o que preciso fazer é arrastar o controle deslizante Grau de Seleção para a direita para aumentar o intervalo. Conforme arrasto o controle deslizante, a janela de visualização é atualizada para mostrar minha nova seleção.

Aumentarei meu valor de imprecisão para 100, o que significa que agora estou selecionando todos os pixels que estão dentro de 100 níveis de brilho mais claros ou mais escuros do que o tom de azul no qual cliquei inicialmente. Posso ver na janela de visualização que agora selecionei uma seção muito maior do gradiente. Da mesma forma, eu poderia ter arrastado o controle deslizante para a esquerda para diminuir o valor de Grau de Seleção,

O Comando Intervalo de Cores – Seleções do Photoshop

Selecionar parcialmente os pixels

Observe que a exibição na janela de visualização não está limitada apenas a branco puro e preto puro. Em vez disso, ele faz uma transição suave e gradual do branco para o cinza e para o preto. Isso porque o comando Intervalo de Cores é capaz de selecionar parcialmente os pixels. Quaisquer pixels que não tenham a cor exata em que clicamos, mas ainda estejam dentro do intervalo de brilho aceitável (definido pelo valor de imprecisão), serão parcialmente selecionados.

Essas são as áreas cinzas na janela de visualização. Quanto mais próxima uma área estiver da cor que clicamos, mais selecionada ela ficará, representada por tons de cinza mais claros. Tons de cinza mais escuros representam áreas mais distantes da cor em que clicamos e menos selecionadas. Essa capacidade de “selecionar parcialmente” pixels pode soar um pouco estranha, mas é por isso que o comando Intervalo de cores nos fornece seleções muito mais suaves e naturais do que poderíamos obter com a varinha mágica.

Adicionando à Seleção

Além de alterar o valor de Grau de Seleção, também podemos usar a ferramenta Adicionar à Amostra para adicionar áreas à nossa seleção inicial. Porém, como já aprendemos, não há necessidade de perder tempo selecionando as ferramentas conta-gotas na caixa de diálogo. Tudo o que precisamos fazer para mudar temporariamente da ferramenta Conta-gotas principal para a ferramenta Adicionar à amostra é pressionar e segurar a tecla Shift. Com a tecla Shift pressionada, um pequeno sinal de adição ( + ) aparecerá no canto inferior direito do cursor do conta-gotas, informando que você trocou de ferramenta. Soltar a tecla Shift fará com que você volte para a ferramenta conta-gotas principal (o sinal de mais desaparecerá).

Vou definir meu valor Grau de Seleção de volta para 40, apenas para facilitar a visualização:

Definindo Grau de seleção de volta para 40.

Adicionando mais gradiente à minha seleção inicial

Para adicionar mais gradiente à minha seleção inicial, mantenho pressionada a tecla Shift, que me leva à ferramenta Adicionar à amostra, e simplesmente clico na área que desejo adicionar. Vou escolher um tom de azul mais claro:

Clicar na imagem com a ferramenta Add to Sample (mantendo pressionada a tecla Shift).

Se olharmos para a janela de visualização, veremos que tons mais claros de azul foram adicionados à minha seleção:

Mais do gradiente foi selecionado.

Você também pode arrastar em uma área da imagem com a ferramenta Adicionar à amostra para adicionar toda uma gama de cores ou valores de brilho à seleção de uma só vez. Mais uma vez, mantenho pressionada a tecla Shift para acessar a ferramenta Adicionar à amostra e, em seguida, clico e arrasto em uma grande área do gradiente:

Arrastando com a ferramenta Add to Sample.

E agora vemos na janela de visualização que adicionei ainda mais gradiente à minha seleção:

O resultado após arrastar com a ferramenta Add to Sample.

Subtraindo da Seleção

Também podemos subtrair áreas da seleção usando a ferramenta Subtrair da amostra. Novamente, não há necessidade de pegá-lo na caixa de diálogo. Basta manter pressionada a tecla Alt (Win) / Option (Mac) no teclado para alternar temporariamente para a ferramenta Subtrair da amostra. Um pequeno sinal de menos (  ) aparecerá no canto inferior direito do ícone do conta-gotas. Clique na área que deseja remover da seleção e solte a tecla Alt (Win) / Option (Mac) para voltar à ferramenta Conta-gotas principal quando terminar.

Clicarei em uma área mais escura do gradiente com a ferramenta Subtrair da amostra:

licar com a ferramenta Subtrair da amostra.

A janela de visualização agora mostra que removi os tons mais escuros de azul da seleção:

O resultado após clicar com a ferramenta Subtrair da amostra.

Um problema, porém, com a ferramenta Subtrair da amostra é que ela não funciona tão bem quanto a ferramenta Adicionar à amostra e nem sempre é fácil prever quais resultados você obterá dela. Se você cometer um erro com a ferramenta Adicionar à amostra e adicionar a área errada à sua seleção, geralmente é mais fácil desfazer a última etapa e tentar novamente. O comando Intervalo de Cores nos dá um único nível Desfazer, portanto, se você cometer um erro com a Ferramenta Adicionar à Amostra, pressione Ctrl+Z (Win) / Command+Z (Mac) em seu teclado para desfazer e tente novamente.

Quando estiver satisfeito com a pré-visualização da seleção, clique em OK no canto superior direito da caixa de diálogo Intervalo de Cores para fechá-la:

Clicar em OK para fechar a caixa de diálogo.

O Photoshop então exibe sua seleção no documento como um esboço de seleção padrão de “formigas marchando”. Tenha em mente, porém, que na maioria dos casos, o comando Intervalo de Cores selecionará parcialmente determinados pixels e que o Photoshop só pode exibir o contorno de seleção em torno dos pixels que estão pelo menos 50% selecionados. Quaisquer pixels com menos de 50% selecionados ficarão fora do contorno de seleção, o que significa que o contorno pode não ser uma representação totalmente precisa de sua seleção. Este não é um grande problema, apenas algo para lembrar:

O contorno padrão.

Vamos dar uma olhada rápida em um exemplo do mundo real, que também nos dará a chance de ver as opções restantes na caixa de diálogo Color Range. Nesta imagem, gostaria de selecionar apenas as rosas vermelhas do buquê para poder deixá-las coloridas enquanto converto o restante da imagem para preto e branco:

As rosas selecionadas.

Seleção de cor inicial

Com a caixa de diálogo Intervalo de Cores aberta e minha principal ferramenta Conta-gotas ativa, clicarei uma vez dentro de uma das rosas para fazer minha seleção de cor inicial:

Clicando uma vez para selecionar um tom inicial de vermelho.

Podemos ver minha seleção inicial na janela de visualização:

A seleção inicial aparece na janela de visualização.

Para adicionar mais áreas à minha seleção, pressionarei e manterei pressionada a tecla Shift, que temporariamente me leva à ferramenta Adicionar à amostra, e clicarei em mais tons de vermelho nas rosas. Também posso arrastar por uma área, assim como vimos com o gradiente, para adicionar vários tons de vermelho à minha seleção de uma só vez:

Segurando Shift e clicando para selecionar mais tons de vermelho.

Relacionado: Ferramenta de seleção de objetos no Photoshop CC 2020

A janela de visualização mostra as áreas que foram adicionadas à seleção:

As seções recém-adicionadas aparecem na visualização.

As opções de visualização

Uma opção que temos com a janela de visualização que ainda não examinamos é a capacidade de visualizar a própria imagem dentro da janela de visualização, em vez de ver uma visualização em escala de cinza da seleção. Se você olhar diretamente abaixo da janela de visualização, verá duas opções – Seleção e Imagem. Para alternar para a visualização da imagem, selecione a opção Imagem. Você pode até clicar na imagem dentro da janela de visualização, em vez de na janela do documento, para fazer e editar suas seleções. Você pode não achar essa opção particularmente útil, mas ela estará disponível se você precisar. Para voltar a visualizar a visualização em escala de cinza, escolha a opção Seleção (que é selecionada por padrão):

Escolha "Imagem" para ver sua imagem na janela de visualização. Escolha "Seleção" para visualizar a visualização em escala de cinza.

Uma opção de visualização muito mais útil é encontrada na parte inferior da caixa de diálogo Intervalo de Cores. A opção Visualização de seleção controla o que vemos em nossa janela de documento. Por padrão, é definido como Nenhum, o que significa que estamos vendo nossa imagem real na janela do documento:

A opção de visualização da seleção.

Lista de opções adicionais

Se você clicar na palavra Nenhum, abrirá uma lista de opções adicionais – Tons de Cinza, Preto Fosco, Branco Fosco e Máscara Rápida – cada uma delas nos dá uma maneira diferente de visualizar nossa seleção atual dentro da janela do documento. Vou escolher o primeiro, Tons de Cinza:

Escolhendo Tons de Cinza na opção Visualizar Seleção.

E agora, se olharmos na janela do meu documento, em vez de ver a imagem, veremos uma visualização em escala de cinza em tamanho real da minha seleção atual. É a mesma visualização que foi exibida na janela de visualização, mas é muito mais útil quando visualizada em tamanho real:

Uma versão em tamanho real da visualização da seleção em escala de cinza agora aparece na janela do documento.

Outra maneira muito útil de visualizar sua seleção é escolhendo Preto Fosco na opção Visualizar Seleção:

Escolhendo Preto Fosco na opção Visualizar Seleção.

Esta é a minha maneira favorita de visualizar minha seleção porque exibe a própria imagem real, ou pelo menos, as áreas da imagem que estão atualmente dentro da minha seleção, contra um fundo preto sólido:

As áreas selecionadas da imagem agora são exibidas contra um fundo preto na janela do documento.

Você também pode escolher Branco Fosco, que exibirá as áreas selecionadas da imagem em um fundo branco sólido, ou Máscara Rápida para visualizar a seleção com a sobreposição vermelha da máscara rápida. Todas as quatro opções podem ser formas úteis de visualizar sua seleção na janela do documento. Para voltar a visualizar a imagem, defina a opção Visualização de seleção de volta para Nenhum.

Clusters de cores localizadas (Photoshop CS4 e superior)

Observe, porém, que estou me deparando com um pequeno problema. Quero selecionar apenas as rosas vermelhas na foto para poder mantê-las coloridas enquanto converto o restante da imagem em preto e branco, mas se você olhar bem na parte superior do documento na captura de tela anterior, verá que também escolhi a parte de cima do vestido da mulher porque é da mesma cor vermelha das rosas.

No Photoshop CS4, a Adobe adicionou um novo recurso ao comando Intervalo de Cores chamado Clusters de cores localizadas. Podemos usar essa opção para limitar as áreas da foto onde o Photoshop procurará cores correspondentes. Clicarei dentro da caixa de seleção para habilitar a opção (novamente, a opção Clusters de cores localizadas só está disponível no CS4 e superior):

Ativando agrupamentos de cores localizadas.

Assim que ativamos Clusters de cores localizadas, outra opção, Escala, fica disponível logo abaixo do controle deslizante Difusão. Com Escala definida como 100% (ou com a opção Clusters de cores localizadas desativada), o Photoshop procurará em toda a imagem áreas de cores correspondentes para adicionar à nossa seleção. Mas, à medida que diminuímos o valor do intervalo arrastando o controle deslizante para a esquerda, dizemos ao Photoshop para olhar apenas as áreas da foto que estão mais próximas das áreas em que clicamos e ignorar as áreas muito distantes de onde clicamos.

Diminuindo o valor do intervalo

Em outras palavras, posso dizer ao Photoshop para ignorar a parte vermelha do vestido da mulher na parte superior da foto e focar apenas nas áreas mais próximas das rosas (as áreas nas quais cliquei para obter amostras de cores) apenas diminuindo meu valor de Escala. Vou diminuir meu valor de alcance para cerca de 50% ou mais. E agora, se olharmos para o topo da janela de visualização, veremos que ela ficou totalmente preta, o que significa que o vestido da mulher não faz mais parte da seleção porque está muito longe das rosas:

Diminuir o valor do intervalo removeu a área superior da foto da seleção.

Vou continuar clicando dentro das rosas com minha ferramenta Adicionar à Amostra para adicionar mais áreas à minha seleção. Em seguida, ajustarei minha seleção com meu controle deslizante Grau de Seleção. Com o exemplo de gradiente que vimos anteriormente, vimos como adicionar à seleção aumentando o valor de Grau de Seleção, mas com esta imagem, na verdade, vou restringir um pouco a seleção diminuindo um pouco o valor de Grau de Seleção. Por fim, reajustarei meu valor de intervalo para restringir ainda mais a seleção e, depois de brincar com as configurações por alguns minutos (muitas vezes você precisará ir e voltar com as configurações para acertar as coisas), Estou feliz com meu resultado final:

Minhas configurações finais de intervalo de cores.

Invertendo a seleção

Uma última coisa importante que preciso considerar é que atualmente tenho as rosas selecionadas. Mas o que realmente preciso é que tudo, exceto as rosas, seja selecionado. Em outras palavras, preciso inverter minha seleção para que tudo o que está selecionado no momento (as rosas) seja desmarcado. E tudo o que não estiver selecionado no momento (o restante da foto) seja selecionado.

Para inverter a seleção na caixa de diálogo Intervalo de Cores, tudo o que precisamos fazer é selecionar a opção Inverter abaixo dos conta-gotas. Isso também inverterá a visualização da seleção em tons de cinza na janela de visualização. Pois minhas rosas (agora preenchidas com preto) não fazem mais parte da minha seleção, enquanto o restante da imagem (preenchida com branco) agora está selecionada:

Selecionando a opção Inverter.

Para concluir minha seleção, clicarei em OK no canto superior direito da caixa de diálogo para fechar o comando Intervalo de cores. E agora veremos os contornos de seleção padrão de “formigas marchando” em meu documento. Como mencionei anteriormente, o contorno da seleção aparece apenas em torno de pixels com pelo menos 50% de seleção. O que significa que o que estamos vendo geralmente não é totalmente preciso:

O esquema de seleção padrão aparece no documento.

Adicionando uma camada de ajuste

Para finalizar meu efeito rapidamente, clicarei no ícone Nova Camada de Ajuste na parte inferior do painel Camadas:

Clique no ícone Nova Camada de Ajuste.

Em seguida, escolho uma camada de ajuste de preto e branco na lista que aparece:

Escolhendo uma camada de ajuste de preto e branco.

Isso adiciona uma camada de ajuste de preto e branco acima da minha imagem na camada de plano de fundo. Podemos ver na miniatura de visualização da máscara de camada. Que o Photoshop aplicou a seleção que criei com o comando Intervalo de Cores à máscara da camada de ajuste:

A camada de ajuste de preto e branco recém-adicionada.

Por enquanto, deixarei a camada de ajuste Preto e branco com suas configurações padrão. Apenas para que possamos ver que, graças à capacidade do comando Color Range de selecionar as rosas com base em sua cor. Consegui isolá-las facilmente do resto da imagem para que possam permanecer em cores enquanto todo o resto é convertido em preto e branco:

O resultado final.

Para onde ir a seguir…

Então, é isso aí! Isso é como selecionar áreas de cores semelhantes em uma imagem usando o comando Intervalo de Cores do Photoshop! Pode exigir um pouco de prática no início, mas quando você estiver mais confortável com ele, descobrirá que. Quando se trata de fazer seleções com base em cores no Photoshop. Embora a Varinha mágica seja mais fácil de usar, o comando Intervalo de Cores dar-lhe melhores resultados. No próximo tutorial desta série aprenderemos a fazer seleções com a Ferramenta Caneta.

Para saber mais sobre as ferramentas de seleção do Photoshop, consulte nossa série Como fazer seleções no Photoshop. Visite nossa seção Noções básicas do Photoshop para aprender muito mais sobre as noções básicas do Photoshop!

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