Pular para o conteúdo
Início » Dinâmica de cores – Pincéis do Photoshop

Dinâmica de cores – Pincéis do Photoshop

Dinâmica de cores – Pincéis do Photoshop. Tudo o que vimos até agora, enquanto percorremos as várias opções de dinâmica de pincel do Photoshop, tem uma coisa em comum. Todos eles tiveram algo a ver com a forma do pincel. Vimos como alterar dinamicamente o tamanho, o ângulo e o arredondamento do pincel com Dinâmica da Forma, como espalhar várias cópias da ponta do pincel com Dispersão, como adicionar uma textura ou padrão ao pincel com as opções de Textura e como as Opções de Pincel Duplo nos permitem misturar dois pincéis diferentes!

Neste tutorial, nos afastamos dos recursos relacionados à forma e entramos no mundo selvagem das cores à medida que aprendemos como a Dinâmica de cores do Photoshop nos permite controlar o matiz, a saturação e o brilho do pincel enquanto pintamos e até mesmo como trocar aleatoriamente entre as cores de Primeiro Plano e Plano de Fundo!

Mãos a obra…

Para acessar Dinâmica de cores, clique diretamente nas palavras Dinâmica de Cores no lado esquerdo do painel Pincéis:

Dinâmica de cores - Pincéis do Photoshop

Assim que você clicar nas palavras, as opções e controles para Dinâmica de cores aparecem no lado direito do painel Pincéis. À primeira vista, parece que temos bastante controle aqui sobre a cor do nosso pincel, pois vemos opções para Matiz, Saturação, Brilho e Pureza, e até uma opção na parte superior que tem algo a ver com o nosso Cores de primeiro e segundo plano:

Dinâmica de cores - Pincéis do Photoshop

No entanto, se você olhar de perto, notará que há apenas uma opção de controle em toda a seção Dinâmica de Cores e está vinculada à opção Primeiro plano / Plano de Fundo na parte superior:

Dinâmica de cores - Pincéis do Photoshop

Nenhum dos outros títulos (Matiz, Saturação, Brilho e Pureza) tem uma opção de Controle associada a eles, o que significa que não podemos controlar essas outras opções com pressão da caneta, inclinação da caneta ou até mesmo o comando Atenuar. Em vez disso, Matiz, Saturação e Brilho têm a palavra Tremulação à esquerda do nome:

Dinâmica de cores - Pincéis do Photoshop

Tremulação, como já sabemos, significa aleatoriedade no Photoshop, o que significa que podemos usar essas opções para deixar o Photoshop alterar aleatoriamente esses três aspectos da cor do nosso pincel enquanto pintamos! Vamos examinar cada uma das opções de Pincel Dinâmico mais de perto.

Plano de Fundo

Normalmente, o Photoshop usa nossa cor de primeiro plano atual como a cor do pincel; pintura. Mas por que se contentar em pintar com apenas uma cor quando podemos pintar com duas! A opção Primeiro Plano / Plano de Fundo na parte superior da seção Pincel Dinâmico nos permite alternar entre as cores atuais de Primeiro Plano e Plano de Fundo enquanto pintamos!

Você pode ver como as cores do primeiro plano e do plano de fundo estão definidas observando as amostras de cores próximas à parte inferior da paleta de ferramentas. O quadrado no canto superior esquerdo é a amostra de cor de primeiro plano. O quadrado inferior direito é a amostra de cor de fundo. Por padrão, eles são definidos como preto (cor do primeiro plano) e branco (cor do plano de fundo):

Dinâmica de cores - Pincéis do Photoshop

Cor do primeiro plano

Para alterar qualquer uma das cores, basta clicar em sua amostra de cores e escolher uma nova cor no Seletor de cores do Photoshop. Vou pintar com a ponta do pincel Folhas da Borda Dispersa, então vou escolher algumas cores mais tradicionais para as folhas. Primeiro, definirei minha cor de primeiro plano como laranja (para uma bela cor de outono) clicando na amostra de cor de primeiro plano:

Dinâmica de cores - Pincéis do Photoshop

Isso abre o Seletor de cores. Vou escolher minha cor e clicar em OK para sair dela:

Dinâmica de cores - Pincéis do Photoshop

Cor do plano de fundo

Farei o mesmo para a cor de fundo. Primeiro, clicarei em sua amostra de cor na paleta Ferramentas:

Dinâmica de cores - Pincéis do Photoshop

Quando o seletor de cores aparecer, selecionarei um verde médio e clicarei em OK para sair dele novamente:

Dinâmica de cores - Pincéis do Photoshop

Se eu olhar novamente para minhas amostras de cores de Primeiro Plano e Plano de Fundo na paleta Ferramentas, vejo que as cores agora mudaram:

Dinâmica de cores - Pincéis do Photoshop

Por padrão, o Photoshop pintará usando apenas a cor do primeiro plano. Aqui está uma pincelada simples (com a ponta do pincel definida como Folhas da Bordo Dispersas) sem nenhuma das opções de Dinâmica de Cor selecionadas. Eu adicionei um pouco de instabilidade de ângulo da seção Dinâmica da Forma para alguma variedade:

Dinâmica de cores - Pincéis do Photoshop

Opções de controle

Até agora, conseguimos exatamente o que esperávamos. O Photoshop pinta com a cor de primeiro plano. Observe o que acontece, no entanto, quando defino a opção Controle para Pressão da caneta:

Configurando o controle Primeiro Plano/Plano de Fundo para Pressão da Caneta.

Desta vez, o Photoshop combina as cores do primeiro plano e do plano de fundo na pincelada com base na quantidade de pressão que aplico ao tablet com minha caneta. Com uma quantidade mínima de pressão, o Photoshop usa a cor de fundo (verde). À medida que mais e mais pressão é aplicada em direção ao centro do traçado, mais da cor do primeiro plano (laranja) é misturada, até que finalmente, com a pressão máxima da caneta, vemos a cor pura do primeiro plano. À medida que reduzo a pressão da caneta no final do traço, o Photoshop volta gradualmente para a cor de fundo:

O Photoshop agora combina as cores do primeiro plano e do plano de fundo na pincelada com base na pressão da caneta.

Atenuar

Se você não tiver uma mesa digitalizadora, pode tentar o comando Atenuar, que funciona aqui da mesma forma que nas seções anteriores de Pincel Dinâmico que examinamos. Depois de selecionar Fade na lista suspensa Controle, insira o número de etapas que deseja que o Photoshop use para esmaecer entre as cores do primeiro plano e do plano de fundo. Aqui eu defini o meu para 10 passos:

Insira quantas etapas você deseja que sejam necessárias para esmaecer entre as cores do primeiro plano e do plano de fundo.

Se eu pinto uma nova pincelada, vemos que a cor das folhas agora esmaece entre laranja (a cor do primeiro plano) e verde (a cor do plano de fundo) ao longo de 10 “carimbos” da ponta do pincel. Após 10 etapas, o traço continua usando a cor de fundo:

A cor das folhas muda de laranja (cor do primeiro plano) para verde (cor do plano de fundo) em 10 etapas.

Tremulação

Também podemos deixar o Photoshop alternar aleatoriamente entre as cores do primeiro plano e do plano de fundo enquanto pintamos usando o controle deslizante Tremulação. Arrastar o controle deslizante Tremulação para a direita aumenta a porcentagem máxima da cor de fundo que o Photoshop pode misturar. Por exemplo, aqui, estou definindo o tremulação Primeiro Plano / Plano de Fundo para 25%:

Aumentando a opção Tremulação de primeiro plano/plano de fundo para 25%.

Isso permite que o Photoshop misture aleatoriamente até 25% da cor do plano de fundo com a cor do primeiro plano, criando um efeito sutil de tingimento com as folhas:

Apenas 25% da cor do plano de fundo pode ser misturada aleatoriamente com a cor do primeiro plano.

Aqui está outra pincelada, desta vez com a Tremulação Primeiro Plano / Plano de Fundo definido como 50%, o que significa que o Photoshop agora pode misturar até 50% da cor Plano de Fundo com a cor de Primeiro Plano. Começamos a ver um tom esverdeado mais forte em algumas folhas:

Até 50% da cor do plano de fundo agora está sendo misturada com a cor do primeiro plano.

Com um valor de tremulação de 75%, vemos muito mais verde aparecendo:

Um valor de tremulação de 75% significa que até 75% da cor de fundo será misturada com a cor do primeiro plano.

Por fim, se aumentarmos o valor do tremulação até 100%, o Photoshop terá controle total sobre quanto da cor do primeiro plano e do plano de fundo é misturada para cada nova ponta do pincel:

Com o tremulação definido como 100%, a cor do primeiro plano, a cor do plano de fundo ou qualquer tonalidade entre as duas podem ser usadas.

A seguir, veremos os controles Matiz, Saturação, Brilho e Pureza!

Tremulação da Matiz

As opções Tremulação do Matiz, Tremulação de Saturação e Tremulação de Brilho na seção Dinâmica de Cores do painel Pincéis funcionam de maneira semelhante à opção Primeiro Plano / Plano de Fundo Tremulação que acabamos de ver. Cada um irá controlar aleatoriamente um certo aspecto da cor do nosso pincel enquanto pintamos. A “matiz” é o que a maioria das pessoas considera a cor real em si e, arrastando o controle deslizante Tremulação do Matiz para a direita, deixamos o Photoshop alterar aleatoriamente a cor do nosso pincel. Quanto mais arrastamos o controle deslizante, mais variedade vemos nas cores.

Por padrão, Tremulação do Matiz é definido como 0%, o que significa “desligado”. Com essa configuração, o Photoshop simplesmente pintará com a cor de primeiro plano atual, que no meu caso é laranja (desativei a instabilidade e os controles de primeiro plano/fundo). Adicionarei apenas um toque de aleatoriedade à cor do meu pincel, aumentando meu valor Tremulação do Matiz para 10% com o controle deslizante:

Arrastando o controle deslizante para a direita para definir o valor Tremulação do Matiz para 10%.

Um valor Tremulação do Matiz de 10% significa que o Photoshop só pode escolher cores que estejam dentro de 10% da cor atual do primeiro plano na roda de cores. Se eu pintar uma pincelada, veremos que todas as cores aleatórias são muito semelhantes à cor laranja original:

A cor das folhas pode ser aleatória, mas com um valor Tremulação do Matiz de apenas 10%, o Photoshop só pode escolher cores semelhantes ao original.

Aumentando o valor Tremulação do Matiz

Se eu aumentar meu valor Tremulação do Matiz para 25%, o Photoshop agora pode escolher qualquer cor dentro de 25% da cor atual do primeiro plano na roda de cores. Começamos a ver um pouco mais de variedade, mas as cores ainda são bastante semelhantes:

Em 25%, vemos uma diferença um pouco maior nas cores.

Em 50%, as cores das folhas realmente começam a se tornar aleatórias, pois o Photoshop oferece uma ampla gama de cores para escolher:

Definir Tremulação do Matiz como 50% permite que o Photoshop escolha qualquer cor dentro de 50% da cor de primeiro plano atual na roda de cores.

Se aumentarmos o Tremulação do Matiz até 100%, obteremos cores verdadeiramente aleatórias, pois o Photoshop agora pode escolher qualquer matiz que desejar:

Pode não haver muitas folhas de bordo azuis na natureza, mas com Tremulação do Matiz definido como 100%, qualquer cor é possível.

Tremulação de Saturação

O controle Tremulação de Saturação funciona da mesma maneira, mas altera aleatoriamente a saturação da cor do pincel conforme pintamos. O valor padrão é 0%, mas arrastando o controle deslizante para a direita, deixamos o Photoshop ajustar aleatoriamente a saturação da cor. Quanto mais arrastarmos o controle deslizante, mais variedade veremos na saturação.

Vou começar definindo meu valor de Tremulação de Saturação para 25%:

Arrastando o controle deslizante para a direita para definir o valor Tremulação de Saturação para 25%.

Um valor de Tremulação de Saturação de 25% significa que o Photoshop pode alterar aleatoriamente a saturação da cor enquanto pintamos, mas apenas dentro de 25% do valor de saturação original da cor do primeiro plano. Aqui, vemos que a diferença é bastante sutil:

O valor Tremulação de Saturação define o limite de quão diferentes os valores de saturação podem ser da cor original.

Aumentando o valor de Tremulação de Saturação

Se eu aumentar meu valor de Tremulação de Saturação para 50%, o Photoshop agora pode escolher qualquer valor de saturação dentro de 50% do original. No meu caso, agora estamos vendo algumas folhas que estão se aproximando do cinza:

Seus resultados dependerão do nível de saturação original da cor do primeiro plano.

Com um valor de Tremulação de Saturação de 100%, o Photoshop pode escolher qualquer valor de saturação, de totalmente saturado a completamente dessaturado, cada vez que “carimba” uma nova cópia da ponta do pincel:

Deixe o Photoshop escolher aleatoriamente qualquer nível de saturação que desejar, definindo o valor Tremulação de Saturação para 100%.

Tremulação de brilho

A opção Tremulação de brilho permite que o Photoshop escolha aleatoriamente o brilho da cor do nosso pincel enquanto pintamos e funciona da mesma forma que as opções Tremulação do Matiz e Tremulação de Saturação. Arrastar o controle deslizante para a direita adicionará aleatoriedade ao brilho e, quanto mais arrastarmos o controle deslizante, mais variedade veremos. Vou aumentar meu valor de Tremulação de brilho para 25%:

Arrastando o controle deslizante para a direita para definir o valor de variação de brilho em 25%.

Em 25%, vemos apenas pequenas diferenças nos valores de brilho, pois o Photoshop se limita a escolher valores dentro de 25% do nível de brilho original da cor do primeiro plano:

O valor Tremulação de brilho define o limite de quão diferentes os valores de brilho podem ser da cor original.

Se eu aumentar o Tremulação de brilho para 50%, veremos níveis de brilho mais variados, com algumas folhas agora muito mais escuras do que outras:

O Photoshop agora pode escolher qualquer nível de brilho dentro de 50% do original.

Por fim, com o Tremulação de brilho definido como 100%, o Photoshop pode escolher qualquer nível de brilho a cada novo carimbo da ponta do pincel:

Definir o valor de variação de brilho para 100% dá ao Photoshop total liberdade para escolher qualquer valor de brilho.

Pureza

A opção Pureza abaixo das opções Matiz, Saturação e Tremulação Brilho de controla a saturação geral da cor do pincel. Ao contrário da opção Tremulação de Saturação que vimos anteriormente, que permite que o Photoshop altere aleatoriamente a saturação enquanto pintamos, não há nada de aleatório na opção Pureza. Podemos usar Pureza para aumentar ou diminuir a saturação da cor do pincel arrastando o controle deslizante para a esquerda ou para a direita, e ele permanecerá inalterado até ajustarmos o controle deslizante novamente. Se você estiver pintando com as cores Primeiro Plano e Plano de Fundo usando a opção Primeiro Plano / Plano de Fundo na parte superior da seção Dinâmica de Cores, a Pureza afetará ambas as cores.

Por padrão, a pureza é definida como 0%, o que significa que não tem efeito na saturação:

A pureza controla a saturação geral da cor do pincel e é completamente separada da opção Tremulação de Saturação.

Diminuindo a saturação da cor

Todavia, para diminuir a saturação da cor, basta arrastar o controle deslizante Pureza para a esquerda. Então, quanto mais para a esquerda você arrastar o controle deslizante, menor será o nível de saturação. Porém, vou diminuir o meu para um valor de -50%:

Arraste o controle deslizante para a esquerda para diminuir a saturação da cor do pincel.

Contudo, se eu pinto um traço, vemos que a saturação de cor do pincel foi bastante reduzida. Eu defini meu valor de Tremulação de plano fundo / Primeiro Plano para 100%, então obtemos uma boa mistura de ambas as cores. Entretanto, observe que não há alterações aleatórias na saturação desta vez. Ou seja, o ajuste que fizemos com a opção Pureza é consistente em todo o traçado e afeta as cores do primeiro plano e do plano de fundo:

Diminuir a saturação com Pureza dá às folhas um tom mais suave.

Entretanto, para aumentar a saturação de cor do pincel, arraste o controle deslizante Pureza para a direita. Bem como, vou aumentar o meu para +50%:

Arraste o controle deslizante para a direita para aumentar a saturação da cor do pincel.

No meu caso, porém, aumentar o valor de Pureza não me dá resultados muito diferentes das minhas cores originais de Primeiro Plano e Plano de Fundo, e isso porque minhas cores originais já estavam bastante saturadas. Porém, se eu tivesse escolhido cores com baixos níveis de saturação para começar, veria muito mais diferença:

Cores que já estavam altamente saturadas não se beneficiarão muito com o aumento do valor de Pureza.

Para onde ir a seguir…

Então, é o que temos! A seguir, terminaremos nossa análise da Dinâmica do Pincel do Photoshop com a sexta e última categoria, e também aquela com o nome menos interessante – Transferência! Ou pule para qualquer uma das outras categorias do Pincel Dinâmico usando os links abaixo. Visite nossa seção Noções básicas do Photoshop para saber mais sobre o Photoshop!

1 comentário em “Dinâmica de cores – Pincéis do Photoshop”

  1. Pingback: Opções de pincel duplo - Pincéis do Photoshop - Wilson66

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. View more
Cookies settings
Entendi
Decline
Privacidade & Política de Cookies
Privacy & Cookies policy
Cookie nameActive

Quem somos

O endereço do nosso site é: https://www.wilson66.com.br.

Quais dados pessoais coletamos e porque

Comentários

Quando os visitantes deixam comentários no site, coletamos os dados mostrados no formulário de comentários, além do endereço de IP e de dados do navegador do visitante, para auxiliar na detecção de spam.Uma sequência anonimizada de caracteres criada a partir do seu e-mail (também chamada de hash) poderá ser enviada para o Gravatar para verificar se você usa o serviço. A política de privacidade do Gravatar está disponível aqui: https://automattic.com/privacy/. Depois da aprovação do seu comentário, a foto do seu perfil fica visível publicamente junto de seu comentário.

Mídia

Se você envia imagens para o site, evite enviar as que contenham dados de localização incorporados (EXIF GPS). Visitantes podem baixar estas imagens do site e extrair delas seus dados de localização.

Formulários de contato

Cookies

Ao deixar um comentário no site, você poderá optar por salvar seu nome, e-mail e site nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente quando fizer outro comentário. Estes cookies duram um ano.Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador.Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar "Lembrar-me", seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos.Se você editar ou publicar um artigo, um cookie adicional será salvo no seu navegador. Este cookie não inclui nenhum dado pessoal e simplesmente indica o ID do post referente ao artigo que você acabou de editar. Ele expira depois de 1 dia.

Mídia incorporada de outros sites

Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos, etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site.Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.

Análises

Com quem partilhamos seus dados

Por quanto tempo mantemos os seus dados

Se você deixar um comentário, o comentário e os seus metadados são conservados indefinidamente. Fazemos isso para que seja possível reconhecer e aprovar automaticamente qualquer comentário posterior ao invés de retê-lo para moderação.Para usuários que se registram no nosso site (se houver), também guardamos as informações pessoais que fornecem no seu perfil de usuário. Todos os usuários podem ver, editar ou excluir suas informações pessoais a qualquer momento (só não é possível alterar o seu username). Os administradores de sites também podem ver e editar estas informações.

Quais os seus direitos sobre seus dados

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhuns dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Para onde enviamos seus dados

Comentários de visitantes podem ser marcados por um serviço automático de detecção de spam.

Suas informações de contato

Informações adicionais

Como protegemos seus dados

Quais são nossos procedimentos contra violação de dados

De quais terceiros nós recebemos dados

Quais tomadas de decisão ou análises de perfil automatizadas fazemos com os dados de usuários

Requisitos obrigatórios de divulgação para sua categoria profissional

Save settings