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Formas vetoriais versus formas de pixel no Photoshop

Formas vetoriais versus formas de pixel. Neste primeiro tutorial de nossa série sobre desenho e trabalho com formas no Photoshop, daremos uma rápida olhada na importante diferença entre os dois principais tipos de formas que podemos desenhar – formas vetoriais e formas de pixel.

Adobe Photoshop é conhecido como um editor de imagens baseado em pixels, usado por fotógrafos e outros profissionais de imagem para retoque, restauração e composição de fotos. Mas também é um poderoso programa de desenho baseado em vetores que web designers, designers gráficos e outros artistas recorrem para criar layouts de páginas, designs de interface de usuário e outras obras de arte baseadas em vetores.

O que significa “baseado em vetores”? Bem, ao contrário das imagens digitais que são compostas (normalmente) de milhões de pequenos quadrados conhecidos como pixels, as formas vetoriais são feitas a partir de pontos matemáticos conectados por linhas e curvas para criar formas diferentes. Como são baseadas em matemática e não em pixels, as formas vetoriais são extremamente flexíveis e não sofrem das mesmas limitações dos pixels. Podemos desenhar formas vetoriais em qualquer tamanho que precisarmos e, não importa o quanto as editemos e dimensionemos, ou o tamanho que imprimamos, elas sempre permanecerão nítidas!

Antes de aprendermos os detalhes de como desenhar formas vetoriais no Photoshop e todas as maneiras pelas quais podemos trabalhar com elas, vamos dar uma olhada mais de perto nesta importante maneira pela qual as formas vetoriais diferem das formas baseadas em pixels. E por que, quando você pode escolher entre os dois, as formas vetoriais geralmente são sua melhor opção.

Este tutorial é para usuários do Photoshop CC.

Vetores versus Pixels

Um conto de duas formas

Como cobrirei tudo o que precisamos saber sobre como desenhar formas vetoriais no próximo tutorial, vou economizar um pouco de tempo aqui, começando com um documento que já criei. Aqui, vemos um documento simples contendo o que parecem ser duas formas idênticas. Embora pareçam iguais no momento, na verdade são muito diferentes. A forma da esquerda é vetorial, enquanto a da direita foi feita com pixels:

Formas vetoriais versus formas de pixel no Photoshop

Se olharmos no meu painel Camadas, veremos cada forma em sua própria camada. Fui em frente e renomeei as camadas para facilitar as coisas. A forma baseada em pixel está na camada superior “Forma de pixel” e a forma baseada em vetor está na camada “Forma de vetor” habilmente chamada abaixo dela:

Formas vetoriais versus formas de pixel no Photoshop

Identificando a camada de forma

Mesmo se eu não os tivesse renomeado, ainda haveria uma maneira fácil de saber qual camada contém a forma do vetor: procurando o ícone de forma pequena no canto inferior direito da miniatura de visualização da camada. Este ícone nos diz que é uma camada de Forma e não uma camada normal de pixels:

Formas vetoriais versus formas de pixel no Photoshop

Dimensionando a forma vetorial

Como mencionei, ambas as formas parecem idênticas no momento, mas vamos ver o que acontece quando as dimensionamos. Vou começar com a forma vetorial. Primeiro, preciso selecioná-lo, então clicarei na camada “Forma vetorial” no painel Camadas:

Formas vetoriais versus formas de pixel no Photoshop

Para dimensionar a forma do vetor, irei até o menu Editar na barra de menus na parte superior da tela e escolherei Transformação Livre:

Formas vetoriais versus formas de pixel no Photoshop

Isso coloca a caixa Transformação Livre e as alças ao redor da forma vetorial à esquerda:

A caixa Transformação Livre aparece ao redor da forma vetorial.

Quero ter certeza de dimensionar ambas as formas exatamente para o mesmo tamanho, então, em vez de arrastar as alças do Transformação Livre manualmente, irei até a barra de opções na parte superior da tela e alterarei a largura (We a altura (H) valores da forma para 10%:

Definir a largura e a altura da forma vetorial para 10%.

Pressionarei Enter (Win) / Return (Mac) no teclado para aceitar o novo tamanho, e agora a forma do vetor à esquerda ficará muito menor:

A forma do vetor agora tem 10% do tamanho da forma do pixel.

Vamos ver o que acontece se eu dimensionar a forma do vetor de volta ao seu tamanho original. Em vez de voltar ao menu Editar na parte superior da tela e escolher Transformação Livre, desta vez usarei o atalho de teclado mais rápido, Ctrl+T (Win) / Command+T (Mac). Isso coloca a mesma caixa Transformação Livre e manipula a forma do vetor:

Pressionando Ctrl+T (Win) / Command+T (Mac) para selecionar rapidamente o Transformação Livre.

Ampliando de volta ao tamanho original

Como diminuí a forma reduzindo-a para 10%, vou ampliá-la de volta ao tamanho original definindo os valores de Largura e Altura na Barra de Opções para 1000%:

Definir a largura e a altura da forma vetorial para 1000%.

Pressionarei novamente Enter (Win) / Return (Mac) no teclado para aceitá-lo e agora a forma do vetor voltou ao tamanho original. Observe que, embora eu tenha dimensionado para menor e depois ampliado, a forma do vetor ainda parece nova. Suas bordas permanecem tão nítidas e nítidas quanto eram originalmente:

A forma vetorial à esquerda mantém suas bordas nítidas mesmo após ser dimensionada.

Dimensionando a forma de pixel

Vamos tentar a mesma coisa com o formato do pixel à direita. Primeiro, vou selecioná-lo clicando na camada “Forma de pixel” no painel Camadas:

Selecionando a forma do pixel.

Com a camada de forma de pixel selecionada, irei até o menu Editar na parte superior da tela e escolherei Transformação Livre:

Indo em Editar > Transformação Livre.

Transformação Livre vs Demarcador de Transformação Livre

Veremos demarcadores em outro tutorial, mas essencialmente, uma forma vetorial é composta de duas partes; o contorno básico da forma, conhecido como demarcador, e a cor com a qual o contorno (o demarcador) é preenchido. Quando editamos ou dimensionamos uma forma vetorial, estamos realmente editando e dimensionando o contorno do demarcador. Agora que selecionei uma camada de pixels normal, estamos editando pixels, não demarcadores. Novamente, abordaremos os demarcadores com mais detalhes posteriormente.

Isso coloca a caixa Transformação Livre ao redor do formato do pixel à direita:

A caixa Transformação Livre aparece ao redor da forma do pixel.

Assim como fiz com a forma vetorial, reduzirei a forma do pixel definindo a Largura e a Altura como 10% na Barra de Opções:

Definir a largura e a altura da forma do pixel para 10%.

Pressionarei Enter (Win) / Return (Mac) no teclado para aceitá-lo e agora o formato do pixel é muito menor. Até agora tudo bem. Mesmo depois de reduzir a forma do pixel para 10%, ela parece tão nítida quanto originalmente, e ainda não vimos nenhuma diferença entre a forma do vetor e a forma do pixel:

A forma do pixel após redimensioná-lo para 10%.

Mas agora, o verdadeiro teste. O que acontecerá quando eu redimensionar a forma do pixel de volta ao tamanho original? Pressionarei Ctrl + T (Win) / Command + T (Mac) no teclado para selecionar rapidamente o comando Transformação Livre e, para redimensionar a forma do pixel novamente, definirei a largura e a altura na barra de opções para 1000%:

Dimensionando a forma do pixel de volta ao tamanho original.

A diferença entre formas vetoriais e baseadas em pixels

Pressionarei Enter (Win) / Return (Mac) para aceitá-lo e fechar o comando Transformação Livre. E agora, a diferença entre formas vetoriais e baseadas em pixels torna-se aparente. Embora eu tenha dimensionado ambas as formas exatamente nas mesmas quantidades, e ambas as formas mantivessem suas bordas nítidas quando reduzidas, a forma do pixel não aguentava ser redimensionada novamente. Suas bordas antes nítidas agora parecem suaves, desfocadas e em blocos:

A forma vetorial sobreviveu intacta após ser ampliada. A forma do pixel? Não muito.

Vamos ampliar para ver mais de perto. A razão pela qual as bordas do formato do pixel parecem muito piores agora é porque, quando o reduzi para 10% do tamanho original, o Photoshop teve que jogar fora 90% dos pixels que compunham o formato inicial. Isso teria sido bom se Não precisei ampliá-lo novamente. O Photoshop não pode recriar pixels magicamente, então, quando o ampliei, tudo o que o Photoshop pôde fazer foi pegar os pixels restantes e aumentá-los.

É por isso que podemos ver um efeito de escada ao longo da borda da forma. Essas são as bordas dos pixels individuais. Eles parecem suaves e desfocados porque é exatamente isso que acontece com os pixels quando os aumentamos. Quanto mais os ampliamos, mais suaves eles ficam. As formas vetoriais, por outro lado, não apresentam esse problema. São apenas pontos conectados por linhas e curvas, e podemos redimensioná-los o quanto quisermos sem perder qualidade:

Um close das bordas do vetor e da forma de pixel.

Para onde ir a seguir…

Como vimos neste tutorial, as formas vetoriais e as formas de pixel podem parecer idênticas quando as desenhamos pela primeira vez, e ambas parecem igualmente boas quando reduzidas para tamanhos menores. Mas quando precisamos ampliá-los, as formas vetoriais literalmente têm vantagem. Isto é verdade não apenas ao visualizá-los na tela, mas também ao imprimir. Assim como as fotos digitais, uma forma desenhada com pixels depende da resolução, o que significa que ela só pode ser impressa em tamanho grande antes de começar a parecer suave e opaca, como vimos no exemplo acima. Uma forma vetorial, por outro lado, é independente da resolução. Ela pode ser impressa em qualquer tamanho, até mesmo tão grande quanto um outdoor, e sempre parecerá nítida, limpa e como nova.

As formas vetoriais também têm outras vantagens que as tornam muito mais flexíveis para trabalhar do que os pixels, mas antes de avançarmos muito, vamos aprender como desenhar formas vetoriais no Photoshop, e faremos isso no próximo tutorial! Visite nossa seção Noções básicas do Photoshop para saber mais sobre o Photoshop!

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