Por que precisamos de seleções no Photoshop? Como você já deve ter descoberto por conta própria, se leu qualquer um de nossos outros tutoriais do Photoshop aqui no Site, sou um grande fã do “porquê”. Muitas pessoas ficarão felizes em nos dizer como fazer algo, mas por alguma razão, o porquê geralmente é deixado de fora, limitando para sempre nossa compreensão do que estamos fazendo.
Faça seleções no Photoshop, por exemplo. Não faltam maneiras de selecionar coisas em uma imagem com o Photoshop. Podemos fazer seleções geométricas simples com a Ferramenta Letreiro Retangular ou a Ferramenta Letreiro Elíptico, ou seleções à mão livre com as ferramentas Laço, Laço Poligonal ou Laço Magnético. Podemos selecionar áreas de valores de cor ou brilho semelhantes com o comando Varinha Mágica ou Color Range. Poderemos pintar ou refinar uma seleção manualmente com um pincel no modo Máscara Rápida ou usando uma máscara de camada. Podemos fazer seleções cirurgicamente precisas com a Ferramenta Caneta, e mais! Pode-se até combinar diferentes métodos de seleção quando nenhum deles sozinho parece estar à altura do desafio.
Nada disso, no entanto, explica por que precisamos fazer seleções em primeiro lugar, portanto, neste tutorial, daremos uma olhada rápida no “porquê”. Esta não será uma explicação detalhada de como fazer seleções. Vamos guardar isso para outros tutoriais. Aqui, simplesmente veremos por que precisamos fazer seleções.
Este tutorial é da nossa série Como fazer seleções no Photoshop.
Você vê o que eu vejo?
“O mamão é o fruto do mamoeiro, pertencente à espécie do gênero da Carica papaya.
O termo “mamão” é utilizado para identificar o fruto mais alongado e adocicado. Já o termo “papaia” identifica o fruto mais arredondado. Possuem casca macia, amarela ou esverdeada. A polpa é doce e macia, sua cor varia do amarelo-pálido até o laranja.”. Na verdade, aqui tem um apenas esperando para ser colhido:
Obviamente, o assunto principal da foto acima são os mamões, certo? Mas por que isso é óbvio? Como sabemos que estamos olhando para mamões? Sabemos porque a maioria de nós já viu mamões suficientes no passado para que possamos reconhecê-los instantaneamente. Conhecemos sua forma, cor e textura porque já as vimos antes. Poderíamos até apontar para cada mamão na foto se alguém nos pedisse, sem apontar por engano para uma folha ou outra coisa que não seja um mamão, porque não temos problemas em distinguir entre todos os diferentes objetos na imagem. Vemos as coisas com nossos olhos e nosso cérebro nos diz que isso é isso e aquilo é aquilo, e isso não é aquilo e aquilo não é aquilo. Na verdade, mesmo que nunca tivéssemos visto um mamão antes, poderíamos pelo menos apontar para todos os objetos que parecem relativamente iguais.
Como o Photoshop vê as coisas
Isso é ótimo para nós, mas e o Photoshop? O Photoshop vê os mamões? O Photoshop reconhece sua forma, cor e textura como “mamão”? Ele pode apontar para todos os mamões na foto sem confundir um mamão com uma folha, ou pelo menos apontar para todos os objetos que parecem iguais?
A resposta simples é não, não pode. Não importa quantas fotos de mamões você tenha aberto no Photoshop no passado, o Photoshop não tem ideia do que são ou como são os mamões. A razão é porque tudo o que o Photoshop vê são pixels. Não importa se é uma foto de mamões, laranjas ou macacos comendo bananas. Para o Photoshop, é tudo a mesma coisa. São apenas pixels, aqueles quadradinhos minúsculos que compõem uma foto digital:
O que isso infelizmente significa para nós é que não podemos simplesmente clicar em algo em uma foto e esperar que o Photoshop selecione instantaneamente para nós porque o que vemos como objetos separados e independentes, o Photoshop vê como nada além de pixels de cores diferentes. Então, como contornamos esse pequeno problema de falta de comunicação? Bem, como não podemos esperar que o Photoshop pense como nós, precisamos pensar como o Photoshop. Precisamos de uma maneira de dizer ao Photoshop que queremos trabalhar nesses pixels aqui, mas não naqueles ali. Não podemos dizer ao Photoshop que queremos mudar a cor da maçã, por exemplo, mas podemos dizer a ele que queremos mudar a cor dos pixels que, para nós, compõem essa maçã. Fazemos isso selecionando primeiro esses pixels na foto e fazemos isso fazendo… você adivinhou… seleções!
Selecione nenhum para selecionar todos
Até agora, sabemos que vemos as coisas de maneira muito diferente de como o Photoshop as vê. Vemos objetos independentes e reconhecíveis enquanto o Photoshop vê tudo como pixels e informamos ao Photoshop em quais pixels queremos trabalhar, selecionando-os com uma ou mais das várias ferramentas de seleção. Na verdade, antes de podermos fazer qualquer coisa em uma imagem, o Photoshop primeiro precisa saber quais pixels queremos editar.
Por exemplo, digamos que eu queira mudar a cor da maçã principal da foto. Quero mudar de vermelho para verde. Com base no que acabei de dizer, não devo conseguir fazer isso sem primeiro selecionar os pixels que compõem a maçã. Vamos tentar de qualquer maneira, apenas por diversão. Vou selecionar a ferramenta Pincel no painel Ferramentas:
Em seguida, selecionarei uma cor verde para pintar clicando na amostra de cor de primeiro plano perto da parte inferior do painel Ferramentas:
Clicar na amostra de cores abre o Seletor de cores do Photoshop. Vou selecionar um verde claro:
Clicarei em OK para sair do Seletor de cores e, agora que selecionei minha ferramenta Pincel e verde como minha cor de primeiro plano, tentarei pintar sobre o mamão. Como não me preocupei em selecionar nenhum pixel antes de pintar, já sabemos que estou perdendo meu tempo (e o seu) aqui. O Photoshop não vai me deixar fazer nada. Na verdade, assim que tentar pintar sobre o mamão, ele lançará uma grande caixa de aviso para mim, ameaçando travar meu disco rígido se eu tentar me safar novamente:
Relacionado: Ferramenta de seleção de objetos no Photoshop CC 2020.
Para o Photoshop tudo é uma seleção única
Espere um minuto, o que aconteceu?! Consegui pintar por cima do mamão! O Photoshop não reclamou nada! Ok, vamos recapitular. Eu disse que não podemos fazer nada em uma imagem a menos que selecionemos primeiro os pixels que queremos editar. Então, para provar isso, peguei minha ferramenta Pincel e tentei pintar parte da imagem sem selecionar nada primeiro, mas ainda consegui pintar sobre ela. Isso só pode significar uma coisa… Não faço ideia do que estou falando!
Falando sério, a verdadeira razão pela qual ainda consegui pintar sobre o mamão sem primeiro selecionar nenhum pixel é por causa de um fato pouco conhecido. Sempre que não temos nada selecionado em uma imagem, na verdade temos tudo selecionado. O Photoshop assume que, se não selecionamos nenhum pixel específico primeiro, pode ser apenas porque queremos que cada pixel seja selecionado para que possamos editar a foto inteira. Ou, pelo menos, temos a opção de editar a foto inteira. Como vimos neste exemplo, consegui pintar apenas uma pequena área da imagem, embora não tenha selecionado nenhum pixel primeiro, mas, se quisesse, poderia facilmente pintar toda a imagem e não haveria nada me impedindo de fazer isso.
Ter a liberdade de ir aonde queremos e fazer o que queremos parece maravilhoso, mas na verdade pode ser uma coisa muito ruim, pelo menos quando se trata de edição de fotos. Neste exemplo, tudo que eu queria fazer era mudar a cor do mamão, mas como não selecionei o mamão primeiro, o Photoshop me permitiu pintar em qualquer lugar que eu quisesse, e tudo o que fiz foi bagunçar tudo. Vamos ver o que acontece se eu selecionar o mamão primeiro.
Pintando dentro das linhas
Vou desfazer os traços de tinta que adicionei à imagem pressionando Ctrl+Z (Win) / Command+Z (Mac) e, desta vez, selecionarei o mamão primeiro antes de pintá-lo. Como mencionei no início deste tutorial, deixaremos os detalhes de como realmente fazer seleções para outros tutoriais. Por enquanto, vou simplesmente desenhar uma seleção ao redor do mamão.
O Photoshop exibe contornos de seleção para nós como uma série de linhas tracejadas animadas, ou o que muitas pessoas chamam de “formigas marchando”. Obviamente, não podemos vê-los “marchando” na captura de tela, mas podemos pelo menos ver o contorno da seleção que agora aparece ao redor do mamão:
É claro que, para nós, parece que selecionei a maçã, mas lembre-se de que, no que diz respeito ao Photoshop, tudo o que fiz foi selecionar alguns dos pixels da imagem. Acontece que eles são os pixels que compõem o que você e eu vemos como uma maçã. Os pixels que estão dentro dos limites do contorno de seleção agora estão selecionados, o que significa que podem ser afetados por qualquer edição que eu fizer a seguir, enquanto os pixels restantes fora do contorno de seleção não são selecionados e não serão afetados por nada que eu fazer.
Vamos ver o que acontece agora quando tento pintar a maçã novamente. Vou pegar a ferramenta Pincel como fiz antes e, ainda com o verde como cor de primeiro plano, tentarei pintar sobre a maçã. A única diferença desta vez é que selecionei a maçã primeiro:
Áreas parcialmente selecionadas
Graças à seleção que fiz antes de pintar, o Photoshop me permitiu pintar apenas dentro da área selecionada. Embora eu tenha movido o pincel bem para fora dos limites da seleção enquanto pintava e não fiz nenhuma tentativa de permanecer dentro das linhas, nenhum dos pixels fora do contorno da seleção foi afetado. Eles permaneceram seguros e ilesos, não importa o quão desleixado eu fosse com o pincel, e pude pintar facilmente sobre o mamão sem me preocupar com o resto da imagem, tudo graças à minha seleção!
Claro, só porque selecionamos uma certa área de pixels não significa necessariamente que temos que editar cada pixel dentro do contorno de seleção. Vou mais uma vez remover meus traços de tinta verde pressionando Ctrl+Z (Win) / Command+Z(Mac) para desfazer o último passo, e desta vez, com minha seleção ainda ativa, vou usar um pincel bem maior com bordas suaves para pintar apenas na metade inferior do mamão, me dando uma bela transição na meio entre a cor verde do pincel e o laranja natural do mamão. Embora os pixels na metade superior do mamão façam parte da seleção que fiz, eles permanecem inalterados porque optei por não pintá-los. O Photoshop realmente não se importa se fizermos algo com os pixels que selecionamos. Tudo o que importa é que não toquemos nos pixels que não selecionamos:
Atenuando a ferramenta pincel
Assim como antes, meu traço de tinta está confinado aos pixels dentro do contorno de seleção, embora eu tenha me movido bem para fora dele com meu pincel. Para tornar as coisas um pouco mais realistas, vou misturar a cor verde com o mamão usando um dos modos de mesclagem do Photoshop. Vou até o menu Editar na parte superior da tela e escolho a opção Atenuar Ferramenta Pincel:
Isso abre a caixa de diálogo Atenuar do Photoshop, que nos permite fazer alguns ajustes na edição anterior. Para misturar o verde com o mamão, vou mudar o modo de mesclagem do pincel para Cor, e para diminuir a intensidade do verde, vou diminuir a opção Opacidade para cerca de 80%:
Clico em OK para sair da caixa de diálogo Atenuar e para ocultar temporariamente o contorno da seleção ao redor do mamão para que possamos avaliar os resultados com mais facilidade, pressionarei Ctrl+H (Win) / Command+H (Mac). Graças aos ajustes que fiz com o comando Atenuar, agora temos um mamão que ainda pode demorar um pouco mais na árvore antes de colher:
A seguir, veremos outro motivo importante para fazer seleções – trabalhar com camadas!
As seleções tornam as camadas mais úteis
Até agora, tenho feito todas as minhas edições diretamente na camada plano de Fundo, o que é uma maneira muito ruim de trabalhar porque significa que tenho feito alterações na minha foto original. Se eu salvasse minhas alterações e fechasse a janela do documento, a imagem original seria perdida para sempre. Às vezes, isso pode ser bom, mas tende a causar uma má impressão quando você é forçado a ligar para um cliente e perguntar: “Você teria outra cópia da foto que enviou? Eu meio que… bem, hehe… Eu meio que estraguei a cópia que você me deu”.
Uma maneira muito melhor de trabalhar no Photoshop é usar camadas. Com camadas, podemos trabalhar em uma cópia da imagem deixando o original ileso e, graças às seleções, podemos até copiar diferentes partes de uma imagem para suas próprias camadas, para que possamos trabalhar nelas de forma independente! Sem a capacidade de fazer seleções, as camadas no Photoshop não seriam tão úteis quanto são.
Vou reverter minha imagem de volta ao seu estado original não editado, indo até o menu Arquivo e escolhendo Reverter. Isso define minha imagem de volta ao que era quando a abri pela primeira vez:
Um efeito muito comum do Photoshop é deixar algo na imagem em cores enquanto converte o restante da foto em preto e branco. Vamos ver como as seleções podem nos ajudar a fazer isso. Primeiro, já que acabamos de dizer que trabalhar diretamente na camada Plano de Fundo é uma coisa ruim, vamos duplicar a camada plano de fundo, o que nos dará uma cópia dela na qual podemos trabalhar. Para fazer isso, vou até o menu Camada na parte superior da tela, depois escolho Novo e depois escolho Camada via Cópia:
Camada duplicada
Se olharmos no painel Camadas, podemos ver que agora temos duas camadas. A camada Plano de Fundo na parte inferior que contém a foto original. E uma nova camada acima dela que o Photoshop chamou de “Camada 1”. Contendo uma cópia da foto que podemos editar com segurança sem prejudicar o original:
Observe que toda a camada Plano de Fundo foi copiada. Voltaremos a isso em um momento oportuno. Como queremos deixar o mamão com suas cores originais enquanto convertemos todo o resto em preto e branco, precisaremos selecionar o mamão antes de fazer qualquer outra coisa, então mais uma vez desenharei uma seleção em torno dele. Nosso contorno de seleção familiar reaparece:
Fazendo uma cópia
Com o mamão selecionado, vou criar outra cópia da imagem voltando ao menu Camada, escolhendo Nova e, em seguida, escolhendo Camada via Cópia. Lembre-se que da última vez que fizemos isso, o Photoshop copiou toda a camada. Desta vez, porém, algo diferente aconteceu. Agora temos uma terceira camada no painel Camadas acima da “Camada 1” e da camada de fundo, mas se olharmos na miniatura de visualização à esquerda do nome da nova camada, podemos ver que tudo o que copiamos desta vez foi o mamão em si, não a camada inteira:
Sempre que temos uma seleção ativa quando copiamos uma camada, apenas a área dentro do contorno da seleção é copiada, por isso, neste caso, apenas o mamão foi copiado. Essa capacidade de isolar um objeto específico em uma foto e colocá-lo em sua própria camada é o que torna as camadas incrivelmente úteis. Se não pudéssemos selecionar nada primeiro, tudo o que poderíamos fazer é cópia após cópia da imagem inteira, o que geralmente é tão inútil quanto parece.
Agora que meu mamão está posicionado sozinho acima das outras camadas, vou clicar em “Camada 1” no painel Camadas para selecioná-la. As camadas selecionadas aparecem destacadas em cinza no painel Camadas, e agora qualquer coisa que eu fizer a seguir será aplicada à cópia da imagem original na “Camada 1”, deixando o mamão na camada superior intocada:
Removendo a saturação
Para converter a imagem em preto e branco, vou rapidamente dessaturá-la, indo até o menu Imagem, escolhendo Ajustes e, em seguida, escolhendo Remover Saturação:
Remover a saturação de uma imagem certamente não é a melhor maneira de converter uma foto colorida em preto e branco, mas funciona rapidamente. Vamos olhar novamente no painel Camadas, onde podemos ver na miniatura de visualização da “Camada 1” que é a cópia de nossa imagem original agora aparece em preto e branco, enquanto o mamão na camada acima dela não foi afetada e permanece colorido:
Como o mamão está em uma camada acima da versão em preto e branco da imagem, ele aparece em cores na frente da imagem em preto e branco na janela do documento:
É claro que podemos fazer muito mais com as seleções no Photoshop do que apenas pintá-las ou copiá-las para novas camadas. Mas esperamos que isso tenha nos dado uma ideia de por que as seleções são tão importantes. O Photoshop vê apenas pixels onde vemos objetos independentes. Então precisamos de seleções como uma forma de preencher a lacuna entre nosso mundo e o mundo do Photoshop. E embora as camadas possam reivindicar ser um dos maiores e melhores recursos do Photoshop. Elas devem mais de sua utilidade às seleções do que provavelmente gostariam de admitir.
Para onde ir a seguir…
Agora que temos uma ideia de por que precisamos de seleções, como realmente as fazemos? Veremos isso a seguir, começando com uma das ferramentas de seleção mais usadas no Photoshop, a Ferramenta de Letreiro Retangular! Para saber mais sobre como fazer seleções no Photoshop, consulte nossa série Como fazer seleções no Photoshop. Ou visite nossa seção Noções básicas do Photoshop para obter mais tópicos sobre o Photoshop!